JUSTIFICATIVA
Em 2020 vivemos uma pandemia com consequências ainda não vistas pela maioria das gerações contemporâneas. Altamente contagiosa e muito prejudicial para determinados grupos de pessoas, a Covid-19 se espalhou sem dar tempo para os órgãos de saúde desenvolver uma vacina ou mesmo medicamentos para combater a doença. O único meio de frear seu avanço e evitar o colapso dos sistemas de saúde foi o confinamento, o isolamento social e a quarentena. O mundo foi obrigado a parar: indústria, serviços, lazer, educação e atividades de convivência e de atendimento. Diante dessa situação, não apenas setores da economia nacional, local, mas também a própria economia domiciliar de milhares de pessoas foi profundamente afetada. Negócios não essenciais foram fechados, pessoas perderam seus empregos ou passaram a conviver com a ameaça do desemprego. Assim, a pandemia teve profundo impacto na vida econômica, social, familiar e pessoal. Até o final de setembro de 2020 um milhão de pessoas haviam perdido suas vidas. Apenas no Brasil, mais 140 mil pessoas.
A ameaça à vida e à sustentabilidade geraram enormes crises pessoais e emocionais, inclusive traumas pessoais e coletivos. O próprio isolamento e o distanciamento social geram angústia e sofrimento. Além disso, esta situação levou a pessoa a se confrontar de forma aguçada com questões da sua personalidade, das relações, seus próprios medos e anseios. Como lidar com estas situações a partir da espiritualidade e a partir da psicologia? Como desenvolver estratégias de enfrentamento da crise e dos traumas gerados após a crise? Como lidar com crises e traumas no geral? Como colocar ferramentas e estratégias de enfrentamento de crises a serviço de pessoas, grupos e da comunidade?
Este é o interesse principal desta especialização: habilitar pessoas a usar o mindfulness e a espiritualidade no enfrentamento de adversidades e crises. Para tal, o curso oportuniza a reflexão sobre as crises humanas a partir da Teologia e da Psicologia e a partir destas áreas, mais especificamente a espiritualidade e o mindfulness dá suporte prático para enfrentar situações de crise e de trauma em nível pessoal, coletivo e social. Entendemos que podemos encontrar na espiritualidade humana um espaço de resiliência, de enfrentamento, de autoconhecimento e de sentido e no mindfulness uma significativa redução da ansiedade e do estresse e uma maior clareza para o entendimento de suas emoções, pensamento e comportamentos.
Nessa especialização “a definição de espiritualidade é baseada na busca inerente de cada pessoa do significado e do propósito definitivos da vida. Esse significado pode ser encontrado na religião, mas, muitas vezes, pode ser mais amplo do que isso, incluindo a relação com uma figura divina ou com a transcendência, relações com os outros, bem como a espiritualidade encontrada na natureza, na arte e no pensamento racional (Koenig, 2012, p. 13). Dentro desta perspectiva, o curso irá focar na espiritualidade como dimensão humana, dando especial atenção à prática, à vivência, à atitude, ao comportamento e à busca por qualidade e sentido de vida, principalmente diante das crises.
A definição de mindfulness é baseada no autoconhecimento, na prática de concentração e atenção no momento presente, assumindo uma postura sem julgamentos, com aceitação e abertura a experiências (Bishop et al., 2004). Estes fatores se fazem necessários para não se deixar levar por pensamentos e emoções distorcidas, ainda mais em tempos de crise, como a pandemia. Dentro desta perspectiva, o curso irá focar no Mindfulness como foco na regulação, na redução e na regulação emocional e atencional, na busca de reduzir o sofrimento e criar estratégias de enfrentamento mais assertivas.
A especialização em “Mindfulness e Espiritualidade como Estratégia no Enfrentamento de Crises” surge como um aprofundamento do curso de “Extensão Mindfulness e Espiritualidade: possibilidades práticas com foco em situações de crise”. Este curso foi criado em meio à pandemia como uma forma de dar suporte a pessoas diante daquela situação. A primeira edição do curso contou com 86 participantes e a segunda edição, dois meses mais tarde, com mais de 60 participantes. As pessoas participantes destas duas edições demandaram um aprofundamento do assunto, cujo primeiro resultado é esta especialização.
OBJETIVOS:
Geral
Habilitar profissionais para a prática da espiritualidade e do mindfulness como estratégia pessoal, coletiva e social no enfrentamento prático de situações de crise e de traumas como as causadas pela pandemia da Covid-19.
Específicos
PÚBLICO–ALVO
O curso se destina a profissionais vinculados e vinculadas à área da Teologia e áreas afins, a professores e professoras, gestores e lideranças, ministros e ministras e lideranças eclesiásticas, profissionais de capelanias hospitalares e escolares, profissionais da saúde, psicólogos e psicólogas, profissionais das artes e áreas afins.
CARGA HORÁRIA
O curso terá duração de 400 horas, cumpridas diretamente em sala de aula e na elaboração de um artigo científicos final.
PERÍODO E PERIODICIDADE
O curso se realizará de março de 2021 a julho de 2022. As atividades em sala de aula ocorrerão em módulos mensais de 20 ou 25 horas aulas, com acesso remoto, excetuando-se o mês de fevereiro de 2022. As aulas ocorrerão sempre às quintas-feiras e sextas feiras, à noite, e nos sábados de manhã ou manhã e tarde.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, CRONOGRAMA E CORPO DOCENTE
Cronograma
Componentes Curriculares e Docentes |
Datas |
CH |
1 Introdução à Espiritualidade Dr. Júlio C. Adam |
11,12,13/03/21 |
25 |
2 Introdução ao Mindfulness e à Psicologia Cognitivo Comportamental Me. Clairton Puntel |
08,09,10/04/21 |
25 |
3 Espiritualidade: história e tradições Dr. Júlio C. Adam/ Esp. Malone Rodrigues |
13,14,15/05/21 |
25 |
4 Mindfulness: história e definições Me. Clairton Puntel |
17,18,19/06/21 |
25 |
5 Espiritualidade: inteligência espiritual Dr. Júlio C. Adam/ Dr. Marco Sueitti |
22, 23,24/07/21 |
25 |
6 Mindfulness: inteligência Emocional Me. Clairton Puntel/ Psic. Esp. Ceciliana Candemil da Silva |
12,13,14/08/21 |
25 |
7 Espiritualidade: técnicas e práticas Dr. Júlio C. Adam/ Dr. Marco Sueitti |
09,10,11/09/21 |
20 |
8 Mindfulness:técnicas e práticas Me. Clairton Puntel/ Psic. Esp. Rosana G. Oriques |
07,08,09/10/21 |
20 |
9 Metodologia da Pesquisa Dr. Iuri Andreas Reblin |
11,12,13/11/21 |
25 |
Matrícula em monografia (via Portal Educacional): 01 a 07/12/2021 |
- |
|
10 Psicologia Positiva Ms Clairton |
09,10,11/12/21 |
20 |
11 Teoria da Aceitação e Compromisso e Autocompaixão Me. Clairton Puntel/ Psic. Ma. Carolina Antunes |
13,14,15/01/22 |
20 |
12 Ética e Sustentabilidade Dr. Valério Schaper |
10,11,12/03/22 |
20 |
13 Gênero e Diversidade cultural Dra. Márcia Blasi/ Psic. Me. Muriel Closs Boeff |
07,08,09/04/22 |
20 |
14 Mindfulness e espiritualidade contextuais (crianças, jovens, adultos, idosos) Dr. Júlio Cézar Adam; Me. Clairton Puntel/ Dr. Marcelo Saldanha |
12,13,14/05/22 |
25 |
15 Mindfulness e espiritualidade contextuais (hospitalar, empresarial, escolar, OSCs) Dr. Júlio Cézar Adam; Me. Clairton Puntel/ Me. Carolina Antunes |
09,10,11/06/22 |
20 |
16 Mindfulness e espiritualidade contextuais (conforme demanda do grupo) Dr. Júlio Cézar Adam; Me. Clairton Puntel |
14,15,16/07/22 |
20 |
Monografia de conclusão do curso |
Entrega: 29/07/2022 |
40 |
TOTAL |
400 |
METODOLOGIA
O curso será oferecido com um total de dezesseis componentes curriculares presenciais obrigatórios, mais o artigo de conclusão de curso. Os participantes serão estimulados a preparar-se para cada módulo através de leituras prévias, cujo material será disponibilizado numa sala do ambiente virtual da Faculdades EST ou por meio de compra de exemplar próprio. O curso privilegiará a reflexão teórica, mas também prática, no sentido de refletir sobre a prática e compreensão concretas no cotidiano das e dos participantes enquanto profissionais das diferentes áreas.
INTERDISCIPLINARIDADE
O curso parte de uma concepção interdisciplinar entre as áreas de concentração da teologia (teologia prática, escritos e tradições sagradas e teologia fundamental sistemática), bem como interage com a Psicologia (organizacional, escolar, clínica, hospitalar bem como com suas ênfases: Humanista, Psicanalítica, Positivista e Cognitivo-Comportamental ), a Saúde, a Educação, a Filosofia e a Sociologia, buscando equipar as e os discentes para uma diálogo competente e autorreflexivo com seu entorno, tanto nas igrejas, organizações sociais, escolas, hospitais, atendimento e terapias, quanto na sociedade.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Os e as discentes serão desafiados e desafiadas a observar em sua vida pessoal, seus corpos, sua espiritualidade pessoal e comunitária, bem como observar nos seus locais de atividade e no seu entorno mais abrangente, situações de crise e de traumas e como a espiritualidade e o Mindfulness podem dialogar e apresentar-se como estratégia de enfrentamento, trazendo suas reflexões para a sala de aula.
TECNOLOGIA
O curso disponibilizará uma sala virtual de acesso ao material preparatório dos componentes curriculares, para as atividades preparatórias, para as comunicações do curso e para a interação da turma no período intermediário entre os módulos. Além disso, o curso será oferecido também de forma remota através de plataforma do google meet, como aulas gravadas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por componente curricular, através de diferentes recursos e métodos. Ela se constituirá de atividades prévias, no decorrer e/ou no final do componente curricular, reflexão e relatos de inserção nos contextos específicos de cada discente. A nota mínima para aprovação por componente curricular é 7,0. Os e as discentes realizam a avaliação do corpo docente, coordenação, atendimento administrativo e das instalações físicas por meio de ficha de avaliação após o término de cada disciplina.
MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO
A Monografia de Conclusão de Curso será elaborada no formato de um artigo científico, que deverá ser entregue no final do curso e será avaliado por escrito pelo respectivo docente orientador, de acordo com os critérios de avaliação definidos pela instituição. A nota mínima para aprovação desse trabalho é 7,0.
Período de inscrição e pagamento de taxa:
De 23/11/2020 a 01/03/2021
Investimento:
18 parcelas de R$ 299,00
Inscrição: R$ 90,00
Descontos:
- Egressos da Faculdades EST, da Escola Sinodal de Educação Profissional – ESEP e da Rede Sinodal de Educação: 5% de desconto no valor das parcelas.
- Egressos dos cursos de extensão em Espiritualidade e Mindfulness oferecidos pela Faculdades EST: 10% de descontos no valor das parcelas.
- Para grupos de 5 a 10 pessoas indicados por empresas ou instituições (públicas ou privadas): 10% de descontos no valor das parcelas.
Documentos exigidos para o ingresso no curso:
1- cópia autenticada do diploma de licenciatura plena, bacharelado, curso sequencial ou tecnólogo em área correlata – o curso deve ser reconhecido pelo MEC;
2 - cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;
3 - uma foto 3 X 4.
4 - cópia simples da carteira de identidade (RG) e do CPF;
5 - cópia simples de comprovante de residência;
Obs.: Discentes que concluíram cursos de graduação ou já realizaram uma pós-graduação na EST precisarão entregar apenas os itens 3 e 5 atualizados.
Forma de entrega: exclusivamente ao e-mail latosensu@est.edu.br.
Prazo máximo para envio de documentação: 01/03/2021
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Coordenador: Prof. Me. Verner Hoefelmann possui graduação em Teologia (1980) e Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1985). Atualmente é professor da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Tem experiência na área de Novo Testamento e Grego, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo Contemporâneo do Novo Testamento, Exegese do Novo Testamento e Teologia do Novo Testamento.
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