Licenciatura em Ciências da Religião

Modalidade: A distância

Ao longo de suas várias décadas de atuação na área da educação teológica, a Faculdades EST sempre esteve envolvida com a formação de professores e professoras para o ensino religioso nas escolas. Os frutos dessa trajetória são colhidos agora no momento em que passa a oferecer o Curso de Licenciatura em Ciências da Religião na modalidade a distância.

Apresentação

Autorizado pela Portaria Nº 337, de 11 de julho de 2019,publicada no D.O.U. em 15 de julho de 2019

O Curso se propõe a estudar o fenômeno religioso em seus vários aspectos. Visa formar profissionais com competência teórica e prática para identificar, analisar, discutir e construir o conhecimento religioso numa perspectiva interdisciplinar, de acordo com princípios éticos e ecumênicos, a serviço da tolerância, do diálogo e do respeito à diversidade religiosa. Habilita profissionais para atuar no Ensino Religioso, na assessoria a religiões, entidades e organizações da sociedade civil.

Alunos e alunas podem contar em seu processo de formação com um corpo docente e de tutores com larga experiência na área. Além disso, têm à disposição toda uma infraestrutura técnica, operacional e pedagógica, além de material didático exclusivo, necessário para um bom aproveitamento do Curso.

A Licenciatura em Ciências da Religião possui 3.310 horas e pode ser integralizada em oito semestres. 2.310 horas são dedicadas a atividades formativas teórico-práticas, 400 horas a práticas educativas distribuídas em componentes curriculares ao longo do processo formativo, 400 horas ao estágio supervisionado em Pedagogia, e 200 horas a atividades acadêmicas complementares. O regime de matrícula é semestral, por conjunto de componentes curriculares oferecidos.

O Curso está voltado à formação de profissionais que atuam ou queiram atuar no Ensino Religioso, na assessoria a grupos e entidades religiosas, e na pesquisa do fenômeno religioso. O profissional formado em Ciências da Religião estará habilitado a atuar em diferentes contextos e espaços, públicos e privados, no Brasil e no exterior. O egresso do Curso estará preparado para atuar na área do ensino na Educação Básica, na coordenação e assessoria pedagógica e cultural de organizações da sociedade civil, grupos comunitários e religiões, assim como em atividades de pesquisa e consultoria de entidades públicas e privadas.

Ingresso

As inscrições para o vestibular 2024/1 vão do dia 27 de outubro de 2023 a 31 de janeiro de 2024.

Matricule-se

Ative seu talento!

Início das aulas: Próxima turma 2024/1

Outras Informações: Sabrina De David (relacionamento@est.edu.br)

Investimento, financiamento e bolsas

Investimento: 48 parcelas reajustáveis anualmente, conforme deliberação do Conselho de Administração da Faculdades EST. Valor da parcela para 2023: 270,00

Ficou interessado/a neste curso?

Fique por dentro de tudo o que acontece na Licenciatura em Ciências da Religião. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.

Coordenação

Coordenador: Flávio Schmitt, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em 1998. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP -1993). Bacharel em Teologia (1985) pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo, RS; Licenciado em Letras (2014) pela UFPEL, Pelotas, RS; Licenciado em Pedagogia (2016) pela Uniasselvi, Indaial, SC. Licenciado em Filosofia (UNINTER - 2020), Licenciado em Filosofia (UFPEL, 2021). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como professor na graduação e Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, em São Leopoldo. É pesquisador na área da Teologia e Ciências da Religião, com ênfase nos estudos sociológicos, antropológicos, filosóficos e literários do cristianismo. Desenvolve Projeto de Pesquisa sobre Bibliolog. Coordena o Grupo de Pesquisa Bíblia, Arqueologia e Religião. Tem experiência docente na área de Ciências Humanas e Sociais. Ex-Coordenador do PPG em Teologia da Faculdades EST. Coordenador do Curso de Graduação em Ciências da Religião da Faculdades EST.