Pós-Graduação

Mestrado Profissional

Modalidade: Presencial

O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.

Processo seletivo

Apresentação

O Curso de Mestrado Profissional foi autorizado pela Comissão Técnica Consultiva (CTC) da CAPES, em 2002, e tem por objetivo formar candidatos/as que buscam aperfeiçoamento na reflexão e prática teológicas em seus campos específicos de atuação profissional, apresentando o mesmo nível de exigência e padrão de qualidade que o mestrado acadêmico da Faculdades EST.

A CAPES utiliza em seus textos normativos e na sua correspondência tanto o termo Mestrado Profissional quanto Mestrado Profissionalizante. Em seu site, ela informa: "Mestrado Profissional" é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Calendário Acadêmico

O calendário acadêmico contém informações para docentes e discentes participantes do Mestrado Profissional da Faculdades EST. Clique no link abaixo para ter acesso às informações completas.

Investimento

O pagamento à vista oferece desconto (os descontos serão negociados diretamente com a administração da Faculdades EST).

Investimento (2023): Plano de pagamento em 24 parcelas: 2.200,00 R$
Plano de pagamento em 30 parcelas: 1.760,00 R$
Plano de pagamento em 36 parcelas: 1.466,67 R$
Os valores serão reajustados em janeiro de 2024.

Para maiores informações sobre o investimento no Mestrado Profissional, entre em contato através do e-mail relacionamento@est.edu.br.

Informações sobre bolsas, financiamentos e descontos:

Clique aqui para mais informações

Ingresso


Processo Seletivo 2024/1 - Terceira Chamada

Período de inscrições: 10/11/2023 a 27/11/2023

Prova: 30/11/2023


Aulas presenciais: 08 a 19/01/2024

Corpo docente


Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Mestrado

Currículo Lattes

Titulação máxima: Doutorado

Currículo Lattes

Áreas de concentração e linhas de atuação


1. Área de Concentração:
Teologia e Sociedade

Linhas de atuação:

Dimensões do cuidado e práticas sociais

Componentes curriculares obrigatórios:

Cuidado em Contexto de Exclusão – 90h
Estuda os contextos de exclusão e pobreza e os métodos de intervenção pastoral e diaconal junto à população carente, numa perspectiva profética, visando à construção de redes de apoio e de solidariedade mútua.

Ética e cuidado – 90h
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as dimensões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa equipar o discente para sua atuação como agente social e pastoral, aprimorando seus saberes e conhecimentos sobre a questão do cuidado pastoral e diaconal, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Cuidado de Casais e Famílias e Novas Formas de Convivência – 90h
O componente introduz aos métodos e técnicas de aconselhamento de casais e famílias. O estudo contempla as relações de casais e famílias tradicionais bem como as novas configurações familiares, tais como as famílias recompostas e as famílias com parceiros do mesmo sexo, e seus desafios para a comunidade cristã.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
O componente visa à discussão e o aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.

Espiritualidade e Cuidado – 90h
O componente visa a trabalhar o conceito de espiritualidade cristã, formas de vivência em diferentes épocas e sua importância na atualidade.

Gestão de Instituições Sociais e Comunitárias – 90h
Estabelece o debate em torno das novas formas de gestão social no painel da diversidade de organizações, para aperfeiçoar a prática social de grupos e organizações. Inclui aspectos políticos, conceituais, jurídicos, de comunicação e também captação de recursos. Contribui na qualificação de agentes no que se relaciona ao domínio de conteúdos e ferramentas de gestão social, elaboração de projetos e mobilização de recursos.

Fenomenologia e Psicologia do Sofrimento – 90h
Estudo do sofrimento humano em perspectiva fenomenológica e psicológica. Sensibilização para a presença da dor  e sua modalização. A dinâmica do traumático na perspectiva da psicanálise e suas possibilidades de elaboração. A contemporaneidade e suas modalidades de sofrimento. Modos de subjetivação da morte e processo de luto.

Aspectos Teológicos e Históricos do Cuidado – 90h
Estuda aspectos teológicos e históricos do cuidado nas perspectivas cultural, religiosa, bíblica e eclesiástica. Exercita a reflexão teológica a partir das necessidades de cuidado a que estão sujeitas pessoas e a natureza. Projeta atitudes emancipatórias de cuidado voltadas para indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social e tensão existencial, com vistas à construção de uma cultura de solidariedade.

Cuidado a Cuidadores – 45h
Para cuidar de outros, é preciso aprender a cuidar de si mesmo - essa é a máxima que deveria orientar todas as pessoas envolvidas em relações de ajuda. O/a profissional cuidador/a, mesmo que não se dê conta, sofre desgastes pelo contato diário com a dor, a perda, as dificuldades, necessidades e angústias das pessoas com as quais lida, trabalha ou atende. Nas relações de ajuda e na função cuidadora, o desgaste constante pode levar à fadiga, ao estresse e, até, ao esgotamento total (burnout), por isso, é preciso dimensionar quando buscar ajuda e como se cuidar. Este componente visa refletir sobre o processo do cuidar e suas repercussões sobre a vida do/a cuidador/a.

Cuidado em Situações de Emergências – 45h
A emergência se define pela ocorrência de acidentes, catástrofes e conflitos de grande porte em zonas urbanas e rurais, por sua natureza imprevista e forte impacto social, sendo um desafio altamente complexo para as forças de segurança e de saúde onde ocorrem.  Uma catástrofe desencadeia uma súbita desorganização no funcionamento de uma coletividade que entra num período de Crise. Na dimensão subjetiva, os estados emocionais são profundamente alterados, requerendo uma abordagem específica. Num contexto de tensão, insegurança, precariedade material, perdas afetivas, ambientes sem privacidade e incertezas quanto ao amanhã imediato, torna-se extremamente importante oferecer respostas práticas de socorro e redução de sofrimento. Pensar possíveis alternativas no socorro e prevenção é a proposta deste componente.

Saúde Comunitária, Fé e Cura – 90h
Este componente estuda iniciativas e experiências na área da saúde comunitária, na perspectiva de sua fundamentação bíblico-teológica, de uma relação entre fé e cura e de uma compreensão holística do ser humano.

2. Área de Concentração:
Religião e Educação

Linhas de atuação:

Ética e gestão

Componentes curriculares obrigatórios:

(Matriz curricular vigente para ingressantes a partir de 2020)

Fundamentos da gestão sustentável – 90h 

O componente curricular trata da caracterização da dinâmica interna da ética do ponto de vista filosófico e teológico, destacando os componentes necessários da ética (a distinção entre moral e ética, entre fato e valor, o conceito de ser humano, a compreensão de ação e de liberdade e das seguintes noções: princípios, regras, valores, etc.) e esboçando os princípios éticos clássicos. 


Gestão e espiritualidade – 45h 

O componente curricular visa definir espiritualidade a partir das diferentes tradições religiosas, elencando aspectos teológicos, antropológicos, psicológicos, isto é, a espiritualidade como parte integral e constitutiva do ser humano e de seu universo simbólico-cultural, enfatizando as transformações sociais contemporâneas. Destacando a influência da sociedade na gestão de empresas e de organizações na relação com o tema da espiritualidade.

 

Hermenêutica Teológica – 90h

O componente visa a confrontar as novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.

 

Seminário de Pesquisa – 45h 

Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso. 

 

Organizações: gestão social, marcos regulatórios e transparência – 135h

Desenvolvimento histórico das organizações da sociedade civil no Brasil. Evolução conceitual e prática das concepções de gestão na área social. Políticas públicas e as normativas para área social. Caracterização do novo marco regulatório (MROSC) como referência da ação social. Recursos financeiros e a transparência das organizações sociais como nova fronteira democrática.

 

Metodologia do Ensino – 45h 

Visa equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino. 

 

Ética Cristã do Cuidado numa Perspectiva Teológica – 90h

O componente curricular visa oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas também as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

 

Fundamentos Jurídicos da Gestão Responsável - 45h

Gestão tradicional e gestão responsável. Responsabilidade, ética e sustentabilidade como diretrizes da gestão responsável. Princípios para a educação responsável das Nações Unidas (PRME). Objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Relações jurídicas corporativas. Noções de governança corporativa e compliance.


Gestão, Sociedade e Direitos Humanos – 45h

Gestão, ética, direito e responsabilidade social: conceitos, funções e objetivos. Direitos humanos e empresas. Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU. A responsabilidade empresarial de respeito aos Direitos Humanos. Dignidade da pessoa humana. Direitos fundamentais. Gerações (ou dimensões) de direitos. Declaração universal dos direitos humanos. Catálogo dos Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988. Ética e direitos humanos. Direitos sociais. Objetivos de desenvolvimento sustentável do Brasil e direitos humanos. Análise de situações concretas.

 

Gestão de conflitos – 90h 

O componente apresenta as causas e a caracterização dos conflitos e também oferece elementos teóricos e práticos de como conduzir produtivamente as situações de conflito.

 

Antropologia teológica – 90h

O componente estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos. Noções teóricas dos clássicos da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceitos de ritos de passagem. Análise dos ritos de passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve) envolvendo infância e juventude nas sociedades e igrejas latino-americanas.

 

Organizações: gestão comunitária, políticas públicas e “accountability” – 135h 

Estabelecimento da relação entre as organizações da sociedade civil (OSCs) e as políticas públicas. Origem e evolução da noção de gestão comunitária. Investigação do impacto da noção de gestão comunitária sobre as OSCs. Reflexão sobre a gestão comunitária nas OSCs baseadas em fé. Introdução a noção de “accountanbility”. Da “accountanbility” política à “accountanbility” social.


Seminário Temático – 45h 

Apresentação dos projetos de pesquisa dos participantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teórico dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.

 

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h

Discussão e aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas em instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que contribuem para a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.

Leitura e Ensino da Bíblia

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Educação – 90h
O componente estuda a práxis educativa, seus fundamentos, desenvolvimento e suas relações com a sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os movimentos sociais como um espaço para a formação do indivíduo. As referências teóricas consistem dos conceitos da pedagogia e da teologia que contemplem o desenvolvimento de novos sujeitos sociais numa sociedade inclusiva.

Questões Religiosas Contemporâneas – 90h
O componente visa à discussão e ao aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaço público e privado, à diversidade de práticas e instituições religiosas, e questões que se vinculam a propostas emergentes que visam a superação das mazelas da globalização ou sua legitimação.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico.  Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca e Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa a equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Ética e Cuidado – 90h
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Novas tecnologias e Ensino da Bíblia – 90h
O componente apresenta possibilidades de uso das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino da Bíblia. Fornece uma visão geral de softwares e sites na internet, e aborda o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para apoio ao ensino presencial e a distância.

História, Cultura e Sociedade da Bíblia - 90h
Estuda as sociedades e culturas do Antigo Oriente que influenciaram a história de Israel, de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Estuda as origens de Israel no contexto sócio-histórico, a época da monarquia e o nascimento do judaísmo na época exílica e pós-exílica. Estuda a história e a sociedade da Palestina e do mundo greco-romano no período do Novo Testamento, destacando os aspectos políticos, econômicos, sociais e religiosos.

Hebraico – 90h                    
O componente proporciona noções básicas do hebraico, ensinando o/a estudante a trabalhar com uma gramática e um dicionário da língua, para que possa ler o Antigo Testamento na língua original, reconhecer alguns termos chaves e algumas estruturas gramaticais básicas e traduzir textos simples.

Método histórico crítico e histórico gramatical de leitura bíblica (AT) – 90h
O componente estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Grego – 90h
O componente proporciona noções básicas do grego, ensinando o/a estudante a trabalhar com uma gramática e um dicionário da língua, para que possa ler o Novo Testamento na língua original, reconhecer alguns termos chaves e algumas estruturas gramaticais básicas e traduzir textos simples.

Método histórico crítico e histórico gramatical de leitura bíblica (NT) – 90h
O componente estuda a origem, intenção, alcance e limites dos métodos históricos (gramatical e histórico-crítico) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Relação entre os Testamentos – 90h
O componente estuda as diversas possibilidades de relacionar as duas partes do cânon cristão, o Novo e o Antigo Testamento, atestadas na história da interpretação (alegoria, tipologia, promessa e cumprimento, Lei e Evangelho, história da salvação, entre outras) e suas conseqüências para a interpretação dos textos bíblicos.

Hermenêuticas Bíblicas contemporâneas – 90h
O componente apresenta e aprofunda diversas tendências e correntes modernas de interpretar textos bíblicos (p.ex., semiótica, étnica, de gênero) bem como oferece critérios para a interpretação de diversos gêneros bíblicos (p.ex., apocalípticos, de parábolas, de curas). Leitura popular da Bíblia.

Educação Comunitária com Infância e Juventude

Componentes curriculares obrigatórios:

Fundamentos da Educação Comunitária – 90h
O componente estuda a práxis educativa, seus fundamentos, desenvolvimento e suas relações com a sociedade, o estado, as igrejas, a escola e os movimentos sociais como um espaço para a formação do indivíduo. As referências teóricas consistem dos conceitos da pedagogia e da teologia que contemplem o desenvolvimento de novos sujeitos sociais numa sociedade inclusiva.

Hermenêutica e Teologia na perspectiva da infância e juventude – 90h
O componente visa a confrontar as novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.

Seminário de Pesquisa – 45h
Introdução às normas de apresentação de trabalho científico.  Visita orientada aos recursos de pesquisa: Biblioteca, Laboratório de Informática (destacando Periódicos CAPES). Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso. Instrumentos teóricos e técnicos para a realização de investigações empíricas que possibilitem uma avaliação crítica dos fenômenos observados, levando particularmente em conta os campos pastoral e educacional da educação comunitária.

Metodologia do Ensino – 45h
Visa a equipar o discente para sua atuação como educador comunitário da infância e da juventude nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, a introdução ao uso de recursos audiovisuais e multimídia, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

História social da infância e juventude – 90h
A construção histórica e social da infância e juventude. A realidade contemporânea da juventude e da infância em relação às políticas públicas (educação, saúde, lazer, trabalho). A construção histórica da noção de direitos inerentes à infância e juventude.

Teorias de Currículo – 90h
Fundamentos, tendências e perspectivas do campo curricular, com base nas dimensões histórico-epistemológica, político-cultural e didático-pedagógica dos processos e das práticas educativas, visando aprimorar a qualificação teórica e profissional em dois campos de investigação: história do pensamento e das idéias pedagógicas, história das instituições escolares e das instituições comunitárias de socialização infanto-juvenil.

Igrejas, movimentos sociais e educação na América Latina – 45h
Estuda a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, dos processos e das práticas educativas, na perspectiva da teologia e da educação, com atenção especial para a práxis educativa das denominações religiosas, das instituições escolares e dos movimentos sociais na América Latina.

A doutrina da proteção integral, redes sociais e políticas públicas sociais – 45h
A educação comunitária no confronto teórico e político entre o paradigma da situação irregular e o da doutrina da proteção integral (UNICEF) na América Latina. Conseqüências práticas para a atuação de profissionais em projetos sócio-educativos voltados à infância e à adolescência.

Personalidade e fé através dos ciclos da vida – 90h
Estudos sobre o desenvolvimento da personalidade. Aspectos psicológicos e sociológicos para compreender a manifestação religiosa de crianças, adolescentes e jovens. Propõe-se, em especial, buscar uma linguagem para falar de Deus com crianças e jovens de hoje.

Infância e adolescência na família contemporânea – 90h
Estudo das mudanças sociais que levam a novas configurações familiares, observando o surgimento de estressores, as formas inovadoras de organização e as competências requeridas dos membros da família e da rede social. Discussão sobre o significado de infância e adolescência no novo modelo cultural, levando em conta questões de gênero, cultura e classe social.

Antropologia e Religião – 90h
O componente estuda as diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. A pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais serão aprofundados a partir da ética religiosa e dos direitos humanos. Noções teóricas dos clássicos da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceitos de ritos de passagem. Análise dos ritos de passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve) envolvendo infância e juventude nas sociedades e igrejas latino-americanas.

Ética e Cuidado – 90h    
O componente visa a oferecer uma abordagem da sociedade atual, sua complexidade e seus desafios. A abordagem sistemática das éticas clássicas se dá no confronto com as questões que emergem deste painel. Neste contexto a ética cristã é convidada a apresentar a relevância de sua proposta. Ela precisa considerar não apenas tópicos e temas específicos, mas as discussões que versam sobre as possibilidades do discurso ético na modernidade tardia.

Gestão de Instituições Sociais e Comunitárias – 90h     
Estabelecer o debate em torno das novas formas de gestão social no painel da diversidade de organizações, para aperfeiçoar a prática social de grupos e organizações. Inclui aspectos políticos, conceituais, jurídicos, de comunicação e também captação de recursos. Contribuir na qualificação de agentes no que se relaciona ao domínio de conteúdos e ferramentas de gestão social, elaboração de projetos e captação de recursos.

Seminário Temático – 90h
Apresentação dos projetos do Trabalho Final para socialização das diferentes perspectivas teóricas e práticas. Discussão e orientação coletiva sobre metodologia de pesquisa enfocando a consolidação teórica e profissional do projeto de pesquisa.

Mídia, Educação e Teologia

Componentes curriculares obrigatórios:

Antropologia Teológica (90h)
Ementa: Estudo das diferentes dimensões do ser humano: corpórea, afetiva, relacional e espiritual. Abordagem da pessoalidade, a identidade, a subjetividade e as relações de gênero, suas representações e itinerários históricos e culturais a partir da ética religiosa e dos direitos humanos. Apresentação das noções teóricas dos clássicos da sociologia e da antropologia sobre os fenômenos religiosos (Durkheim, Marx, Weber). Conceituações e análise de ritos de passagem (van Gennep, Turner, Rivière, Cazenueve).

Cultura e Lógicas Midiáticas (90h)
Ementa: Caracterização de cultura e sua relação com a mídia. Estudo sobre cultura de massa, cultura da mídia e cultura pop. Apresentação e discussão sobre os conceitos de convergência midiática. Debate sobre a cultura da convergência em relação aos conceitos de cultura participativa e inteligência coletiva. Apresentação das definições de transmídia e crossmídia. Apresentação e discussão sobre os conceitos de identidade, globalização e consumo. Exposição da abordagem antropológica do consumo. Panorama dos estudos de recepção em comunicação e cultura dos fãs.

Desenvolvimento de Projeto Audiovisual (45h)
Ementa: Caracterização de projeto audiovisual. Problematização sobre o lugar do produto audiovisual Diálogo coletivo inicial para o desenvolvimento de projeto audiovisual relacionado ao projeto de pesquisa e ao trabalho de conclusão de curso.

Didática para Educação a Distância (45h)
Ementa: Caracterização da Educação a Distância. Discussão sobre material didático para Educação a Distância. Problematização acerca dos princípios de gamificação da educação. Apresentação do conceito de hipertextualidade e da concepção rizomática de educação. Discussão sobre mídias, tecnologias e liberdade de fluxos na educação do século 21 e modelos de ensino e aprendizagem.

Hermenêutica Teológica (90h)
Ementa: Estudo e discussão sobre novas temáticas e os novos desafios que advêm dos campos da ecologia, economia, política, sociedade desigual, ética/bioética, sexualidade/gênero, etnia, direitos humanos, arte e literatura com os valores que emanam da interpretação contextualizada e relevante dos escritos sagrados do cristianismo.

História da Mídia (45h)
Ementa: Estudo da definição do termo mídia ao longo da história humana. Abordagem histórica da mídia, com destaque para as mídias contemporâneas audiovisuais, digitais e multimodais. Caracterização das mídias contemporâneas a partir de suas linguagens e seus aspectos como dispositivos informacionais e comunicacionais.

Introdução à Cultura Digital (45h)
Ementa: Definição de cultura digital. Discussão sobre o significado de digital e suas implicações na concepção de mundo humano. Conceituação e caracterização de tecnologias digitais. Problematização sobre o impacto das tecnologias digitais na vida social. Definição de ciberespaço e cibercultura. Discussão sobre a virtualidade e a relação entre cultura e mídia, sobretudo, a partir da internet.

Introdução à Linguagem Audiovisual (45h)
Ementa: Introdução a uma breve história do audiovisual: cinema e televisão. Caracterização da linguagem do audiovisual. Discussão sobre o lugar da narrativa e sobre o arranjo dos elementos que compõem o conjunto da obra audiovisual, características da composição da imagem e do som. Apresentação de parâmetros para a crítica audiovisual.

Metodologia do Ensino (45h)
Ementa: Visa equipar a pessoa discente para sua atuação como educadora nos processos informais de educação, bem como para a docência de nível superior nessa área de especialização; proporcionando-lhe a aprendizagem do instrumental didático de ensino, bem como capacitação para diferentes metodologias de ensino.

Princípios da Pesquisa em Teologia (45h)
Ementa: Introdução ao lugar da teologia na investigação acadêmica e científica. Características da pesquisa em teologia e suas preocupações epistemológicas e práticas. Apresentação dos produtos decorrentes da pesquisa em teologia.

Produção Audiovisual I (90h)
Ementa: Estudo dos princípios da narrativa audiovisual. Definição e caraterização dos diferentes elementos que atuam na produção audiovisual. Introdução à elaboração de roteiro. Apresentação dos diferentes tipos de roteiro: narrativo, técnico, documental e de montagem. Caracterização e discussão sobre os elementos básicos da direção de audiovisual. Apresentação dos cuidados relativos à produção geral. Elaboração de roteiro de audiovisual.

Produção Audiovisual II (90h)
Ementa: Estudo dos elementos da fotografia e da produção de arte. Caracterização do projeto de som. Introdução à direção geral e da direção de cena. Estudo sobre a tradução conceitual do roteiro ao audiovisual. Apresentação dos princípios básicos da montagem. Elaboração de um produto audiovisual.

Questões Religiosas Contemporâneas (90h)
Ementa: A disciplina visa à discussão e o aprofundamento de questões referentes às práticas religiosas em espaços público e privado, a análise da diversidade religiosa e sua vinculação com propostas emergentes que buscam a superação das mazelas da Globalização e da contribuição da mesma na busca de um paradigma de civilização mais justo e humano.

Religião e Mídia (90h)
Ementa: Caracterização dos fenômenos religiosos contemporâneos. Compreensão de Religião a partir da teologia e das ciências humanas. Apresentação da relação entre religião, mídia e cultura e das compreensões de religião vivida, teologia do cotidiano e teologia da cultura. Abordagem de questões acerca da sociedade do espetáculo e do consumo. Reflexão sobre uma nova concepção de igreja e de teologia que nasce e se desenvolve a partir da comunicação midiática, de dispositivos tecnológicos, de conteúdos veiculados pela cibercultura. A midiatização como geradora de uma nova forma de igreja, a igreja eletrônica e de uma nova teologia, a ciberteologia, seus riscos e desafios para a Igreja do século XXI.

Seminário de Pesquisa (45h)
Ementa: Introdução às normas de apresentação de trabalho científico. Apresentação da estrutura do projeto de pesquisa e caracterização de seus elementos. Caracterização da pesquisa acadêmica. Descrição sobre produtos do mestrado profissional. Diálogo coletivo inicial para elaboração de Projeto de Pesquisa e orientação do trabalho de conclusão de curso.

Seminário Temático (45h)
Ementa: Apresentação dos projetos de pesquisa dos participantes. Problematização do objeto da pesquisa, do foco e dos quadros teórico dos respectivos projetos. Debate sobre as possibilidades e o alcance de cada projeto a partir de uma temática específica.

Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (45h)
Ementa: Discussão sobre as implicações do ciberespaço e da cibercultura para os processos de ensino e aprendizagem a partir das comunidades virtuais, da interação e da inteligência coletiva. Estudo da relação entre mídia, tecnologia, linguagem e educação. Discussão sobre o impacto que as mídias e as tecnologias causam nas formas de perceber o mundo, ensinar e aprender: da educação 1.0 à educação 4.0.

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Coordenação


Coordenação

Coordenadora: A coordenação do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST está ao encargo da Profa. Dra. Laude Erandi Brandenburg.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2002). Atualmente é professora da Faculdades EST. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, educação cristã, fundamentos epistemológicos do ensino religioso, educação-teologia e educação.

Currículo Lattes

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