Doutorado Interinstitucional

O MINTER tem duração de 24 meses. Dois semestres ficam reservados para o cumprimento de disciplinas (24 créditos), que serão lecionadas no campus da IES parceira. Os dois outros semestres são reservados para pesquisa e elaboração da Dissertação, devendo esta ser defendida no final dos dois anos.

Apresentação

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) é regulamentado pela Portaria nº 75, de 08/06/2015, publicada no DOU  em 09/06/2015, da CAPES. O Projeto de DINTER se caracteriza pelo atendimento por parte de um programa de Pós-Graduação com curso de mestrado reconhecido pelo MEC/CNE e já consolidado, de um grupo ou turma de discentes de mestrado, sob condições especiais, sendo estas caracterizadas pelo fato de parte das atividades de formação desses discentes serem desenvolvidas no campus de uma outra instituição.

Como se trata de projeto de oferta de curso sob condições especiais, diferente daquelas previstas na proposta avaliada e aprovada pela Capes e que fundamentou os atos de autorização, de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento, pelo MEC/CNE, do curso a ser oferecido, a implantação desse tipo de iniciativa pressupõe a prévia aprovação pela Capes do projeto a ele correspondente.

Seguindo esta regulamentação, o Programa de Pós-Graduação da EST, em parceria com a Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas (FBNCTSB) , em Manaus/AM, submeteu uma Proposta de DINTER, a qual foi aprovada pela Comissão de Consultores da Área de Filosofia-Teologia da CAPES, comunicada através do Portal Sucupira, na data de 16/12/2015, tendo sua implementação iniciada em março de 2016. A seleção foi feita através de um Exame de Seleção. Catorze alunos/as estão matriculados no DINTER.

O DINTER tem duração de 48 meses (2016 -2019). Os dois semestres de 2016 e o primeiro de 2017 ficam reservados para o cumprimento de disciplinas (40 créditos), lecionadas na Faculdades Boas Novas. A partir do segundo semestre de 2017 o/a doutorando/ se dedica à pesquisa e a elaboração da Tese, devendo esta ser defendida até março de 2020. Exame de Qualificação é realizado até um ano antes da defesa, ou seja, até março de 2019.

Os/as doutorandos/as devem realizar seu Estágio Obrigatório de 4 meses na Faculdades EST. Este estágio será organizado em períodos, quando os/as doutorandos/as poderão também realizar o Seminário de Pesquisa, o Exame de Qualificação. Portanto, o/a doutorando/a deverá prever quatro viagens a São Leopoldo, com duração de um mês cada uma, ao longo dos quatro anos do doutorado.


Os projetos de pesquisa dos/as discentes deverão ser desenvolvidos na área de Concentração Religião e Educação que tem a seguinte descrição de ementa: “A área desenvolve a pesquisa interdisciplinar sobre a relação entre religião e educação no contexto latino-americano com ênfase na formação continuada de educadores e na formação de pesquisadores. Focaliza a relação entre as diferentes manifestações do fenômeno religioso e a práxis educativa escolar, eclesial e dos movimentos sociais.”

Linha de Pesquisa é “Fenômeno Religioso e Práxis Educativa na América Latina”, sendo que “nesta linha realizam-se pesquisas sobre a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, processos e práticas educativas, num enfoque interdisciplinar, na perspectiva da Teologia e da Educação com atenção para a práxis educativa das denominações religiosas, das instituições escolares e dos movimentos sociais na América Latina” (ementa).