Intervenção artística encoraja a luta de mulheres por dignidade

Num país em que a cada 24 segundos uma mulher é agredida, o 8 de março não deveria ser recordado como um dia em que as mulheres ganham flores e chocolates, mas sim como um dia de luta por respeito, igualdade, dignidade e não-violência, enfatizou a doutoranda do PPG-EST, Daniéli Busanello.

Ao lado de outros integrantes do Núcleo de Pesquisa de Gênero, Daniéli irá protagonizar nesta sexta-feira, 8, uma intervenção artística com o intuito de promover a discussão em torno do Dia Internacional da Mulher e convidar o público presente a participar do debate.

A apresentação, aberta ao público em geral, irá se repetir em dois horários, sendo protagonizada às 10h e às 15h30min. O grupo de atores e atrizes formado por Daniéli, Luciana Steffen, Paula Trein, Tiago Graube e Douglas Rosa da Silva sairá do prédio H em direção à Lanchest, onde acontecerá o desfecho da cena.

Também nesta sexta-feira, o CADES estará promovendo um Chima Teológico que fará um resgate histórico do dia 8 de março. A partir das 16 horas, representantes do Núcleo de Gênero e Religião, junto com integrantes da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e da Coordenação de Gênero da IECLB, estarão participando da Caminhada Unificada de Mulheres do Rio Grande do Sul, evento organizado pelo Fórum Estadual de Mulheres. A concentração para a caminhada acontece no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

“Enquanto programa de Gênero e Religião e Núcleo de Pesquisa de Gênero acreditamos que é importante promover e participar de atividades relacionadas ao dia 8 de marco, bem como da luta cotidiana de mulheres em busca de justiça e de igualdade”, enalteceu o coordenador do Programa de Gênero e Religião ao lado da professora Ma. Marcia Blasi, Dr. André Musskopf.

O tradicional culto da Faculdades EST desta quarta-feira, 6, também resgatou a relevância do dia Internacional da Mulher. Em sua pregação, a pastora Marcia Blasi fez menção ao texto bíblico Elas dizem o que é justo! Elas têm direito! (Nm 27.7), encorajando homens e mulheres a se engajarem na luta em defesa dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs