Saudação do Diretor-geral da Faculdades EST na abertura do módulo de janeiro de 2024 do Programa de Mestrado Profissional

Na manhã do dia 8 de janeiro, o Auditório do Prédio H encheu-se de entusiasmo e boas-vindas, marcando o início do módulo de janeiro de 2024 do programa de Mestrado Profissional da Faculdades EST. O Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, diretor-geral da instituição, proferiu palavras de acolhimento e inspiração aos e às estudantes, estabelecendo um tom de comprometimento e reflexão para o novo período letivo.

"Sejam bem-vindos e bem-vindas. É uma alegria ver este auditório cheio", expressou o diretor-geral, ecoando a satisfação de ter um campus repleto em um momento em que muitas instituições de ensino superior estão em recesso. Ele destacou a diversidade representada pelos/pelas estudantes vindos/as de várias partes do Brasil e do exterior, enriquecendo a experiência acadêmica.

Em uma conexão inspiradora com o período litúrgico da Epifania, Prof. Dr. Valério compartilhou um trecho bíblico de Mateus 2.2 que simboliza o anúncio desse tempo especial. Ele provocou reflexões sobre a manifestação de Deus em nossas vidas, ilustrando como a diversidade pode convergir pacificamente, como nos relatos dos magos que buscaram o recém-nascido Rei dos Judeus.

A fala do diretor-geral ganhou profundidade ao relacionar a Epifania com a celebração do Dia da Liberdade de Culto, destacando a importância da liberdade religiosa como um alicerce da democracia. Ele ressaltou o papel excepcional dos e das estudantes, representando uma minoria numérica em um país em que a conclusão do ensino superior ainda é desafiadora para muitos.

"Somos desafiadas e desafiados a fazer a diferença, ajudando a construir a opinião pública", enfatizou o diretor-geral, ressaltando a responsabilidade pública que acompanha a jornada acadêmica. Ele ligou a liberdade de culto à construção de uma esfera pública democrática, destacando que a paz entre as religiões é fundamental para a paz mundial.

Neste contexto, o diretor-geral revelou a visão do programa de Mestrado Profissional da Faculdades EST, não apenas como uma jornada acadêmica, mas como uma missão para contribuir ativamente na construção de uma sociedade democrática, pacífica e justa. Dr. Valério expressou a importância de uma formação que transcende o pessoal, transformando-se em uma força positiva na construção do futuro coletivo.

“Portanto, que este abençoado tempo de estudos seja, para cada estudante, uma jornada de descoberta e transformação, conscientes de que estão moldando não apenas o seu destino pessoal, mas também contribuindo para um futuro mais promissor e equitativo para todas as pessoas”.