28º Curso de Verão

Durante dez dias o aluno do Mestrado Acadêmico em Teologia da Faculdades EST, Ezequiel Hanke, esteve em São Paulo para participar do 28º Curso de Verão que abordou o tema “Juventude e Relações Afetivas”, fechando assim o triênio com temas dedicados à juventude.

O curso, promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), reuniu em torno de 450 jovens de todo o Brasil. Na parte da manhã, o curso teve a participação do monge Marcelo Barros, da psicóloga Ana Canosa e do prof. Edward Guimarães. Durante a tarde, os/as participantes reuniam-se em grupos menores, denominados “tendas”, para aprofundar o tema da palestra e lançar um olhar de desafio ao campo específico de cada um dos/as participantes.

Foram debatidos temas como corporeidade, espiritualidade e respeito às diferentes formas de expressão. Também a questão da banalização das relações afetivas através da exposição em redes sociais, o novo conceito de família, a exploração do corpo, machismo e violação dos direitos humanos foram temas transversais a ocuparem a discussão nos grupos menores.

“Frente ao desafio, ainda maior em espaços eclesiais, de trabalhar e abordar o tema, considero profético fazer uma reflexão ética para iluminar nossas tarefas na construção de um outro mundo, mais humano, fraterno e igualitário”, disse Ezequiel.

Trata-se de um curso de caráter ecumênico, com discussões abrangentes e muita riqueza de vivências e experiências. “Também tive a grata satisfação de apresentar a IECLB, podendo novamente constatar que somos respeitados e admirados no fazer teológico comprometido com a realidade brasileira”, salientou Ezequiel.

“Existe uma tradição da Faculdades EST de participar dos cursos de verão. É importante estimular a participação dos/as alunos/as em eventos fora da instituição, pois o MEC avalia muito bem essas iniciativas. E os cursos de verão do CESEEP são muito importantes pela riqueza dos debates e dos palestrantes que fazem uma reflexão teológica a partir da realidade social, política, econômica e religiosa do nosso país”, lembrou o Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto, Coordenador do Curso de Teologia.

Ezequiel pretende motivar mais estudantes a participar dos eventos do CESEEP. “Encontrei jovens oriundos das CEBs, com sonhos iguais aos nossos. Jovens protagonistas que lutam por melhor política, por direitos humanos, por voz e vez para os pobres, índios e negros. O que me fez reforçar duas constatações. Uma delas, a de que nossa juventude luterana é acomodada. Outra, que a teologia da libertação está muito viva e pulsante na base católica. Precisamos fazer um movimento de retorno, nos juntar novamente à base católica para ações comprometidas com pessoas pobres deste chão brasileiro”, disse Ezequiel.

O Curso de Verão acontece todos os anos no mês de janeiro nas PUC/SP. O curso é um espaço de partilha de experiências, um lugar para aprofundar e revisar as práticas, com insumos teóricos garantidos pela metodologia participativa através das várias oficinas oferecidas. Ao finalizar o curso os participantes recebem Certificado de Extensão Universitária, outorgado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP e reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Em 2016, o evento será realizado de 6 a 14 de janeiro e abordará o tema “Economia: promotora dos direitos humanos e ambientais”.

Outras informações: www.ceseep.org.br

Jornalista Responsável: Mariana Bastian Tramontini