2º SEMESTRE DE 2023 - CANTAR DE ALEGRIA - Mensagem da Direção

Avizinha-se a data de início do nosso segundo semestre de 2023. Para algumas pessoas, é o começo de um tempo de estudos. Para outras pessoas, o tempo de estudos se aproxima do fim. São, certamente, sentimentos e expectativas bem diversos. Algumas pessoas olham para frente e veem um bom tempo de aprendizado. Outras pessoas também olham, mas já pensam nos desafios do tempo de trabalho. O que é comum é que todas estas pessoas estarão juntas por aqui no semestre que se iniciará em breve.

Para quem chega, queremos dizer: bem-vindo e bem-vinda! Aqui, teremos tempo para conhecer histórias e viver estórias; construir conhecimentos e partilhar sabedorias; experimentar práticas e praticar vivências intensas. Para quem se prepara para partir, queremos também dizer algo: vamos aproveitar muito esses momentos finais com vocês. Vocês vão levar muita coisa, mas deixarão muitas outras. Nós não seremos mais a mesma escola depois de vocês.

Então, com estes sentimentos misturados, e todos igualmente verdadeiros, queremos dizer que devemos começar sem temores e sem tristezas, pois há, neste ir e vir de uma escola, algo que atravessa os tempos – a transformação das pessoas para que encontrem seu caminho no mundo.

Para além de tudo isso, anima-nos o que diz o lema do mês de agosto que se encontra no Salmo 63.7: Deus tem sido o nosso refúgio e, à sombra de suas asas, podemos cantar de alegria. Como diria o sábio Mário Quintana, “cantemos a canção da vida, na própria luz consumida”. Motiva-nos a esperança de que esta luz não se consuma em vão. Ela cria um novo dia para nós e para as pessoas que cruzarem nossos caminhos.