5 motivos para você retomar os estudos acadêmicos

Voltar a estudar, ou retomar um curso universitário é uma das melhores decisões que você pode tomar na vida. Hoje ter um diploma superior é uma vantagem primordial para se destacar em um mercado de trabalho tão competitivo. E se você tem formação em duas graduações diferentes, as chances se multiplicam.

Mergulhar novamente no mar do conhecimento, seja para um curso que você já cursava, ou para uma nova área, enriquecerá você não só profissionalmente, como também pessoalmente.

Além disso, existem as novas tecnologias, fator que pode ser considerado um facilitador em vários setores, inclusive na educação. Levando em conta que a formação contínua é um requisito fundamental para o sucesso no mundo do trabalho atual, nunca é tarde para regressar à sala de aula.

Para deixar mais claro como investir em novos conhecimentos dará uma nova perspectiva de vida, reunimos algumas das razões para voltar a estudar.

Razões para voltar aos estudos acadêmicos

Melhorar o perfil profissional

Logicamente, ter um título acadêmico é uma das melhores maneiras de melhorar seu perfil profissional. Ao aumentar seu nível de conhecimento, poderá acessar as melhores oportunidades, e até mesmo trabalhar em uma área pela qual é realmente apaixonado.

Com um diploma é muito provável que a sua renda financeira seja atrativa. O investimento de tempo e dinheiro inicial pode até parecer intimidador. Mas a verdade é que renderá muitos frutos positivos em um futuro próximo.

Melhorar a autoestima

Nada melhor para levantar o ânimo e a autoestima do que voltar para a faculdade. Ampliar seu nível de conhecimento ajudará a aumentar a confiança e a impor novos desafios a si mesmo. Um novo diploma, sem dúvida, fará com que você sinta que atingiu um grande objetivo e poderá ser um exemplo a seguir para familiares e amigos.

Expandir o networking

Ao voltar para a faculdade, você interage com pessoas com interesses semelhantes aos seus, desde colegas a professores e professoras. Além de amizades, estes contatos podem render grandes oportunidades. Conhecer novas pessoas é sempre importante. Você poderá descobrir diferentes formas de trabalhar, além de ampliar sua rede de contatos. Um bom networking é uma ferramenta que contribuirá em praticamente todos os momentos de sua carreira profissional.

Aumentar o nível cultural

Os cursos superiores oferecem uma educação abrangente que capacita não apenas nas áreas específicas da prática profissional, mas também em tópicos gerais de cultura que permitirão ampliar seu ponto de vista intelectual.

Se você decidir voltar para a universidade e terminar seu curso, nutrirá sua cultura geral. Cada proposta pedagógica oferece objetivos de estudo específicos e gerais. Além disso, aprofunda uma série de aspectos para contribuir com seu papel na construção de uma sociedade cada vez melhor.

Sempre bom recomeçar

O fato de deixar uma carreira profissional não significa de forma alguma que seu futuro profissional acabou. Sem dúvida, uma segunda chance para estudar permite um decisão mais sábia na escolha da graduação.

Não tenha medo de recomeçar, seja revalidando suas disciplinas para terminar seus estudos universitários ou optando por uma segunda carreira.

A formação contínua é um aspecto essencial para todos os profissionais. Adquirir novos aprendizados é fundamental, tanto para quem deseja mudar de tarefa em seu projeto profissional, quanto para quem está satisfeito com seu local de trabalho.

Competências tecnológicas, linguísticas, entre outras, são cada vez mais procuradas em diferentes profissões, para além das habilidades técnicas da profissão. A formação contínua é um elemento chave para construir um perfil profissional que se destaque dos demais.

Extravestibular da Faculdades EST

Seja para iniciar uma segunda carreira, para concluir um curso, para trocar de graduação ou de instituição de ensino, na Faculdades EST você pode optar pelo Extravestibular.

Essa modalidade permite o ingresso na Faculdade sem a necessidade de prestar vestibular, para casos específicos. Confira:

• Portador ou portadora de diploma: quem possui diploma de um curso superior reconhecido pelo MEC pode ingressar em um dos cursos da Faculdades EST.
  • Transferência externa: discentes transferidos ou transferidas de outras instituições de ensino superior também podem se matricular no Extravestibular.
  • Transferência interna: a opção também é válida para estudantes da Faculdades EST que pretendem trocar de curso.
  • Discente especial: para quem quer se matricular em disciplinas isoladas, sem visar à obtenção de grau acadêmico.
  • Dissidentes ou com matrículas trancadas: a modalidade oportuniza o retorno para quem desistiu ou está com o curso trancado.

As inscrições para o Extravestibular 2022/2 podem ser feitas entre os dias 12 e 26 de julho.