7ª Jornada do Sistema CEP/Conep trata da ética em pesquisas com Povos Originários

Com o tema Ética em Pesquisas com Povos Originários, acontece ao longo da tarde desta quinta-feira (18/05) a 7ª Jornada do Sistema CEP/Conep (Conselho Nacional de Saúde e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos). O evento está sendo transmitido no YouTube e aborda questões de grande relevância, relacionados à ética em pesquisas com povos originários. O encntro objetiva discutir temas relevantes à atuação dos Comitês de Ética nas instituições de ensino.

A Coordenação e os membros do Colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades EST estão acompanhando o evento.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

ABAIXO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA TARDE DE HOJE

14:00 - 14:10  - Abertura;

14:10 - 14:30 - Importância da pesquisa com povos originários;

14:30 - 14:50 - Aspectos éticos da pesquisa junto aos povos originários: o olhar a partir da Antropologia;

14:50 - 15:10 - Desafios éticos nas pesquisas em povos indígenas com dados de saúde e coleta de material biológico humano;

15:10 - 15:40 - Perguntas e respostas;

15:40 - 15:45 Intervalo;

15:45 - 16:05 - Visão da SESAI sobre a pesquisa com povos indígenas;

16:05 - 16:25 - Aspectos éticos da pesquisa junto aos povos originários envolvendo questões socioambientais;

16:25 - 16:55 - Perguntas e respostas;

16:55 - 17:00 - Encerramento.

ENTENDA

O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades EST é um colegiado interdisciplinar e independente, responsável pela avaliação e pelo acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Tem a missão de salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa.

O Comitê contribui para a valorização do(a) pesquisador(a) que recebe reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada, concorrendo para o processo educativo de pesquisadores/as, da instituição e dos membros do Comitê, ao emitir parecer independente e consistente. Também promove a discussão de aspectos éticos das pesquisas na Faculdades EST.

Coordenadora: Prof.ª Mª Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer

Secretário: Walmor Ari Kanitz