Acessibilidade garantida

Ao longo de vários anos, a Faculdades EST tem efetivado a instalação de equipamentos e executado obras de acessibilidade pelo campus.

As obras são feitas de acordo com a NBR 9050/2004 que trata sobre “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” e que estabelece os “critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade”.

Conforme a NBR, “acessibilidade” é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. A mesma Norma considera “acessível” qualquer espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida. Também salienta que o termo acessível implica tanto acessibilidade física como de comunicação.

“Neste sentido, recentemente foram realizadas obras dos “caminhos de acessibilidade” através da substituição de pisos e passeios públicos para interligar os prédios E, H, F, G, L, M, entre outros”, salienta o gestor Dezir Garcia.

A segunda etapa desse processo efetivou a fase da sinalização. “Começamos a instalação pelo Prédio H, notadamente o prédio Principal, e aos poucos ampliaremos a sinalização para os demais prédios”, ressalta Dezir.

Até o momento, já foram instaladas:

Placa Braile ACM PT e relevo para parede lateral de acesso às salas do térreo do Prédio H; placa em Braile de corrimão, em alumínio; placa em Braile de corrimão, em INOX, para os corrimãos de madeira da Biblioteca; sinalizador de degraus em P.S; mapa tátil em ACM, em relevo e Braille, em frente ao Prédio H; placas internas de sinalização; piso tátil de alerta em PVC.