Aquele Abraço!

Nota de solidariedade ao povo baiano

As notícias recentes sobre trabalho análogo à escravidão em empresas da Serra Gaúcha e as falas xenofóbicas do Vereador Sandro Fantinel, expulso do partido Patriotas e com um processo de cassação de mandato aberto pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, entristeceram a Faculdades EST e sua comunidade.  É inaceitável que práticas e falas como estas ainda circulem pela sociedade brasileira.

Por isso, queremos expressar aqui a nossa mais profunda solidariedade ao povo da Bahia e reafirmar o nosso compromisso de seguir lutando por uma sociedade em que floresça a Humanidade, a Justiça e uma democrática diversidade étnico-racial, cultural e religiosa.

A Faculdades EST tem mantido, ao longo de sua história, uma relação de excelentes parcerias com instituições de ensino superior da Bahia e de muitos outros estados do Nordeste e tem tido a alegria e a honra de receber regularmente muitas pessoas deste Estado que procuram seus programas de pós-graduação, notadamente o Mestrado Profissional.

Somos testemunhas de que a Bahia e sua gente, que vêm dando ao Brasil o melhor de seu trabalho e de sua infindável capacidade criativa, de Maria Felipa de Oliveira (+1873) a Gilberto Gil (*1942), têm sido uma bênção para a Faculdades EST.

A Faculdades EST tem sido enriquecida continuamente pela presença de pessoas que a escolheram como instituição de ensino parceira em sua formação. Por isso, podemos cantar com Gilberto Gil e toda Bahia:

“Meu caminho pelo mundo/Eu mesmo traço/A Bahia já me deu/Régua e compasso/Quem sabe de mim sou eu./Aquele abraço!” (Gilberto Gil, Aquele abraço, 1969).