ARTIGO - GRUPO ANIMA

Do dia 12 ao dia 23 de julho deste ano, o Grupo Anima da Faculdades EST esteve no sínodo Mato Grosso realizando uma visita teológico-musical a comunidades, paróquias e irmãos e irmãs na fé que, geograficamente, estão distantes da nossa instituição e das pessoas que ali buscam sua formação. De fato, a distância é longa, mas, com as nossas visitas e o convívio, buscamos aproximação e sentimento de pertença a um mesmo corpo. O Grupo visitou as comunidades de Cuiabá, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Sinop, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Groslândia e Sorriso.

O Sínodo Mato Grosso recebeu o Grupo Anima nestes dias com muito carinho e atenção. Tivemos o privilégio de conhecer essas paróquias, comunidades e pessoas tão especiais num curto espaço de tempo. As distâncias são grandes, mas as pessoas vivem sua fé próximas umas das outras, no verdadeiro sentido do “ser comunidade”. Os membros evangélicos de confissão luterana no Mato Grosso têm um belo exemplo a dar para toda a nossa igreja no Brasil. Têm imenso gosto pela música luterana e mostraram grande empolgação nas celebrações. Pudemos constatar que a IECLB no Mato Grosso é formada por comunidades inclusivas, acolhedoras e abertas ao ecumenismo. Para nós, estudantes de teologia e de música, essa experiência foi muito enriquecedora. Ficamos contentes em poder partilhar nossas músicas e nossa mensagem neste contexto até então desconhecido.

Desde 2007, o Grupo Anima da Faculdades EST vem exercendo o ministério da visitação às comunidades da IECLB no Brasil inteiro. Em 2011, nesta mesma época, realizou uma turnê pela Alemanha, onde visitou 32 comunidades evangélico-luteranas, entre escolas, eventos da igreja e entidades. Lá realizou cerca de 36 apresentações. Até o momento, visitou aproximadamente 250 comunidades na IECLB, além de eventos em níveis sinodal e nacional, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e, agora também, no Mato Grosso. Conta hoje com dois CD’s lançados (“A Fonte” e “Nas asas do vento”), e um terceiro já em fase de acabamento.

"Anima" vem do latim e significa “sopro da vida”, ou a “alma”. O fôlego que Deus soprou nas narinas do ser humano no ato de sua criação. “O sopro de vida com Deus” é como classificamos nossas músicas, nossos cantos comunitários e nossa maneira de levar o Evangelho: músicas cristãs de diferentes estilos e ritmos, complementadas por uma encenação e breves falas intercaladas.

O Grupo Anima carrega consigo o nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Faculdades EST. Nossas músicas estão carregadas e são permeadas de uma Teologia genuinamente luterana, da IECLB, com olhos para a prática da missão evangelizadora da Igreja de Cristo no Brasil e no mundo.

O Grupo é formado por estudantes de teologia, entre estes alguns já formados teólogos , e estudantes dos cursos de Musicoterapia, Licenciatura em Música e do curso Técnico de Música da EST, assim como pelo coordenador do bacharelado em Teologia, P. Dr. Rodolfo Gaede Neto.

Como já viemos experimentando desde que começamos a visitar as comunidades, no intuito de levar ânimo aos membros, sentimos que o processo é recíproco. Retornamos muito mais animados a atuar nesta igreja - IECLB. O sopro de vida que levamos retorna para nós como um vento forte que nos impulsiona e motiva a levar sempre adiante o evangelho de Jesus Cristo. O fazemos de maneira cantada! Nossa música quer ser ação do Espírito Santo na vida das comunidades e de cada indivíduo que ouve nossas músicas nos CD’s ou nas apresentações.

O Grupo se renova a cada semestre. Integrantes precisam sair para seguir o curso de suas vidas no ministério. Outros vão para o estágio e retornam. Novos integrantes vêm e o Grupo continua seu ministério. Nossa mensagem até o momento se baseia no cuidado com o próximo, para uma igreja mais acolhedora e dinâmica, preocupada com seus membros, bem como com toda a criação desse Deus que também cria, recria, anima e reanima sua Igreja.
Ouvimos muitos relatos de pessoas nas comunidades. Crianças, jovens, adultos e idosos vêm até nós e relatam como se sentiram em nossa celebração.

“Senti-me muito bem na celebração com o Grupo Anima aqui na comunidade de Sorriso. Eu precisava de um culto daqueles. Parece que limpou a minha alma. Eu estava muito mal, problemas, entre outras coisas. Emocionei-me muito. Saí de lá com minha alma lavada.”
Eweling Graf – jovem de 17 anos, membro na comunidade de Sorriso – MT.

Nestes cinco anos de estrada, só temos a agradecer: a Deus, por ter nos proporcionado esses momentos tão sublimes, e às comunidades por terem soprado este fôlego de vida a todos e todas nós. Somos gratos por termos a certeza de que fomos usados como instrumentos de divulgação e propagação do Evangelho nesta igreja que tanto amamos.

Antes de qualquer coisa, o Grupo Anima quer incentivar a formação de grupos de música nas comunidades, fomentar a criação de músicas com bom conteúdo teológico, motivar as comunidades para que invistam na formação musical entre os jovens e os membros desta igreja e motivar pessoas para se engajarem conosco no processo de formação ministerial e musical.

“Onde quer que cristãos tenham se reunido para adorar e louvar a Deus, eles entoaram canções – de fé e confiança, de penitência e confissão, de exílio e renascimento, de confissão e salvação. Ao longo de vinte séculos de história cristã, palavras e música juntas têm sido um meio para cantar o velho canto em uma nova terra.”
SCHALK, Carl F. Lutero e a Música: paradigmas de louvor. São Leopoldo: Sinodal, 2006, p. 39.

ADRIEL RAACH
Realizando o PPHM na paróquia de Sinop - MT