Atividades 2021/1: Faculdades EST e ESEP preparam alternativas para receber discentes neste semestre

A Faculdades EST e a ESEP, visando à preservação do ensino de excelência, estão preparando possibilidades de atividades remotas e presenciais para o próximo semestre. Compartilhamos da esperança por cenários melhores com a chegada de vacinas contra a pandemia da Covid-19. Ainda assim, temos consciência de que o ano de 2021 exigirá a continuidade dos cuidados sanitários, em especial, o distanciamento social.

Como funcionarão atividades no campus no primeiro semestre de 2021?

As aulas de 2021/1 iniciarão, em todos os níveis, no ambiente virtual. Nas duas primeiras semanas de aulas, as coordenações dos cursos definirão, em consulta com discentes, se e quais componentes poderão vir a ser ofertados de forma presencial no campus. As aulas que exigirem práticas serão priorizadas e tudo será comunicado com antecedência.

Sabemos que há discentes que enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas remotas, devido à falta de condições tecnológicas ou dificuldades de outra ordem. Por isso, esses discentes poderão frequentar o campus, utilizando a infraestrutura institucional (espaço físico, moradias/hospedagem, wi-fi, biblioteca). Mas quem assim o preferir, poderá permanecer em casa, realizando a partir dela as atividades de forma remota. Docentes, por seu turno, serão instruídos e capacitados a conduzir as aulas nessa modalidade.

O retorno ao campus, portanto, será, inicialmente, facultativo. Cabe a cada discente a decisão de acessar o campus ou permanecer em atividades totalmente remotas. Destacamos que todas as atividades presenciais na Faculdades EST e ESEP estarão condicionadas às orientações de órgãos de governo e de saúde, responsáveis pelas determinações a serem seguidas pelos diversos setores da sociedade durante o período de pandemia.

Em relação a discentes ou docentes que vierem a frequentar o campus, uma série de medidas estão sendo tomadas:

- Os protocolos de segurança, aprovados pelo COE-E Municipal de São Leopoldo e já implementados, serão observados (uso de máscara e álcool em gel, distanciamento físico entre as pessoas, ambientes arejados, entre outras medidas);

- A interação entre discentes e docentes, bem como com os diversos setores administrativos, será possibilitada através dos diferentes canais de comunicação.

A Faculdades EST e a ESEP formaram o Comitê de Combate à Pandemia Covid-19, integrado por profissionais da área da saúde e outras especialidades. O Comitê foi responsável pela definição dos protocolos de segurança implementados no campus, que estão em coerência com os requisitos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais órgãos de saúde do poder público. A comunidade acadêmica pode conferir informações e protocolos do Plano de Contingência Covid-19 acessando o link https://bit.ly/2NyugV3

Como funcionarão as salas de aula remotas?

As aulas remotas e interações on-line ocorrerão de forma síncrona, nos dias  e horários previstos para cada componente curricular.

Reitoria da Faculdades EST

Direção da ESEP