Capacitação para educadores e educadoras

O Curso de extensão em “Educação Popular, Pesquisa Participante e Sistematização de Experiências” oferecido pelo Projeto Teologia e Sexualidade, Saúde Reprodutiva e Direitos, e que é desenvolvido no Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST trouxe o educador popular e sociólogo Prof. Dr. Oscar Jara, da Costa Rica. O objetivo do curso é qualificar e capacitar docentes e discentes para a formação de pesquisadores/as desde a perspectiva da pesquisa participante, a partir de questões históricas, conceitos e características da educação popular. Além disso, o ministrante apresentou propostas metodológicas para sistematização de experiências.

As aulas iniciaram na segunda-feira, 6, e seguem até esta sexta,10. Com carga horária de 40 horas e vagas limitadas, o curso é voltado para integrantes da equipe do Projeto Teologia e Sexualidade, Saúde Reprodutiva e Direitos – TSSRD, do Programa de Gênero e Religião e Núcleo de Pesquisa de Gênero, além de docentes, discentes, demais pesquisadores/as e comunidade em geral.

“Na palestra vou falar sobre os desafios da produção de conhecimento a partir das práticas e fazer uma reflexão sobre a concepção e a metodologia da Sistematização da Experiência de Pesquisa Participante como forma de produção de conhecimento desde as práticas. Mas sempre buscando relações com o trabalho acadêmico, com o trabalho na universidade, com a relação entre pesquisa, ensino e extensão nas universidades”, ressaltou o Prof. Dr. Oscar Jara sobre a palestra desta sexta à noite.

PALESTRA PÚBLICA NESTA SEXTA-FEIRA, 10/04, às 19h

O educador popular e sociólogo Oscar Jara fala em evento aberto ao público sobre “A sistematização de experiências de conhecimentos desde a prática e para a transformação da prática”.

Local: Auditório do Prédio H, na Faculdades EST (Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho/SL). Informações pelo e-mail gênero@est.edu.br ou pelo telefone 51 2111-1400.

OSCAR JARA desenvolve há mais de 30 anos atividades formativas em educação popular em todos os países latino-americanos, Europa, Canadá e Sudoeste Asiático. Hoje ele é Diretor do Centro de Estudios y Publicaciones Alforja – San José/Costa Rica e Coordenador do Programa Latino-Americano de Apoio à Sistematização de Experiências e do CEAAL – Consejo de Educación de Adultos de América Latina. É autor dos livros Educación Popular: la dimensión educativa de la acción política (1981), Los desafíos de la educación popular (1984), Aprender desde la prática (1989), Para sistematizar experiencias (1994), Apropiarse del futuro (2006), Educación y cambio social em America Latina (2009) e  A sistematização de experiências, prática e teoria Para outros mundos possíveis (2013).

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini