Celebração festiva

Numa noite especial, a Comunidade Evangélica de Joinville (CEJ) celebrou em 31 de outubro o culto festivo para lembrar o início do Movimento da Reforma de 1517, quando o monge Martim Lutero divulgou, em Wittemberg, suas 95 Teses sobre a necessidade de reformas na Igreja Católica, que depois ficaram famosas.

O culto reuniu mais de 350 pessoas de todas as Paróquias de Joinville (SC) que conformam a atual CEJ, com a presença da maioria de ministros e ministras que atuam nas comunidades e serviços que a CEJ presta ao povo da cidade. O culto foi conduzido pelo Pastor Oswald Doege, da Paróquia Cristo Redentor e colegas, além da presença do Pastor Sinodal Inácio Lemke.

O Pastor e Professor Roberto E. Zwetsch, da Faculdades EST, foi pregador convidado e baseou sua homilia no principal texto da Reforma, as palavras do apóstolo Paulo na Carta aos Romanos 1.16-17 e 3.21-28. O Pastor Zwetsch recordou que a mensagem da Reforma, a redescoberta do evangelho da graça e do perdão de Deus mediante a fé em Cristo, só se torna realidade, hoje, se conseguirmos viver da graça e do amor de Deus, do perdão e da compaixão de Deus, no dia a dia. Não basta o conhecimento desta mensagem de libertação, ela precisa tornar-se experiência viva e transformadora em nossas vidas e na sociedade tão desigual e injusta em que participamos. Afirmando que a fé cristã é um aprendizado diário que se vive de fé em fé, um processo dinâmico em que ­– diariamente – aprendemos e ensinamos, caímos e levantamos, o pregador conclui sua mensagem com uma palavra desafiadora de Lutero: “A vida cristã não consiste em ser, mas em tornar-se, não na vitória, mas na luta, não na justiça, mas na justificação”. Na mesma noite, após o culto, o Prof. Zwetsch lançou seu livro de poemas Flor de maio.

***

Também no dia 31 de outubro o Prof. Dr. Vitor Westhelle ministrou culto e palestra em Buenos Aires, no famoso templo da Primeira Igreja Metodista de Buenos Aires, na Avenida Corrientes, onde teve lugar, em 1843, o primeiro templo metodista da América Latina. Ali se pregou o primeiro sermão metodista em espanhol na América, na data de 25 de maio de 1867. O atual templo data de 1874. No local foi fundada a APDH (Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos), em 1975, que foi importante na luta contra as violações de direitos humanos na Argentina.

No local, o Prof. Dr. Vitor Westhelle, professor do programa de pós-graduação da Faculdades EST e responsável pela Cátedra de Lutero (MeW/IECLB/EST), realizou o culto da Reforma e, após, proferiu uma palestra sobre a reforma com o título “Lutero de Margem a Margem: 500 Anos da Saxônia à América Latina”.

O evento contou com integrantes da Igreja Metodista, representantes da igreja presbiteriana, das duas igrejas luteranas da Argentina, dos valdenses, das igrejas pentecostais. Os eventos foram convocados pela Federação Argentina de Igrejas Evangélicas (FAIE) e contaram com apoio do Instituto Universitário ISEDET.

***

O Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto, da Faculdades EST, esteve no Colégio Pastor Dohms, em Porto Alegre, para celebrar o culto da Reforma. O Grupo Anima também participou da celebração que aconteceu no dia 30/10, um dia antes da data de comemoração, mas integrando a Semana Luterana de 2014 da escola.

“Recebemos manifestações de elogio e agradecimento de colegas professores e membros da comunidade pela realização do culto, que deu um testemunho de valorização da música, reflexão bíblica atualizada e inclusão através da comunhão. Agradecemos imensamente pela dedicação de vocês e de todo o grupo para que essa celebração pudesse ser um momento marcante na nossa comunidade escolar”, ressaltou o P. Valdemar Schultz, do Colégio Pastor Dohms, de Porto Alegre.

***

O pastor Martin Dreher esteve de 28 a 31 de outubro no oeste do Paraná, mais precisamente nos municípios de Maripá e de Marechal Cândido Rondon, proferindo palestras alusivas à Reforma Luterana para congregações da IECLB e da IELB e lançando seu mais recente livro De Luder a Lutero. Uma biografia (Ed. Sinodal, 2014). Na sexta-feira, 31 de outubro, feriado municipal, Martin Dreher fez uma pregação na Igreja Martin Luther, pertencente à comunidade da IECLB, onde destacou o conceito da ‘liberdade cristã’, tão caro a Lutero.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini