Notícias

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST.

Cine-teológico: Homens e Deuses


Cine-teológico: Homens e Deuses

“Senhor, abre os meus lábios e a minha boca proclamará os teus louvores!” Seguindo a tradição monástica, o filme Homens e deuses, do diretor francês Xavier Beauvois, inicia com as mesmas palavras recitadas a cada manhã nos mosteiros pelo mundo afora. É a liturgia que conduz às primeiras cenas e que aparecerá como o fio condutor que leva de uma cena a outra.

Diante dos olhos de cada espectador, de cada espectadora, vão se entretecendo os fios da vida, da liturgia, da Palavra e do silêncio que permeavam uma comunidade monástica trapista em Tibhirine, na Argélia da década de 1990. Fruto do desejo de monges franceses de servir à nação que outrora fora oprimida pelos seus antepassados, o Mosteiro de Nossa Senhora de Atlas estava profundamente ligado à comunidade islâmica da região. Era um lugar de amparo para as pessoas que viviam ao seu redor.

Como toda Argélia, a partir da década de 1980, também Tibhirine foi assolada pela onda de terror perpetrada por grupos islâmicos fundamentalistas, que se opunham principalmente a minorias não muçulmanas. O mosteiro de Atlas experimentou o impacto dessa onda no Natal de 1993, quando um grupo armado ameaçou a comunidade trapista, caso não deixassem em breve o país.

Partir e deixar o vilarejo desamparado ou ficar e arriscar a vida? Eis o dilema que ocupa a consciência de cada monge no transcorrer das cenas. Eis o dilema que certamente deve ter impactado milhões de pessoas que já assistiram o filme e que se ocuparam com a história deste martírio.

Na intenção de trazer também para a Faculdades EST uma reflexão sobre este “ícone da paixão”, realizou-se na sexta-feira, 27 de abril, um cine-teológico para assistir e debater o filme. A iniciativa teve como debatedores a professora da EST, Dra. Karin Hellen K. Wondracek, o doutorando Renato Machado e o mestrando Claudio Böning, ambos do PPG-EST.

As impressões compartilhadas sobre o filme enriqueceram em grande medida a compreensão de comunhão, de discipulado, de Cruz e ressurreição. Há muito ainda para falar sobre o assunto. Além disso, o filme também desperta a necessidade de parar, de meditar, nas palavras do Prof. Dr. Júlio Adam “quando fé e vida, liturgia e ética se entrecruzam o mundo para... e depois muda! ‘Homens e deuses’ é um filme que nos relata um destes raros momentos na história da Igreja... Por isso precisamos parar!”

A iniciativa do cine-teológico foi do mestrando Claudio Böning e do prof. Dr. Júlio C. Adam, e contou com a participação um bom grupo de alunos e alguns professores. Para o segundo semestre, planja-se novos cine-teológicos.


Fique por dentro


Fique por dentro do que acontece na Faculdades EST. Confira abaixo as últimas notícias:

  • Explorando o Sabor e a História: alunos e alunas do Mestrado Profissional desbravam o Vale dos Vinhedos

  • 24ª edição do Curso Oscar Romero contou com a assessoria do Programa de Gênero e Religião

  • Encontro aberto: Natureza, Saúde Mental e Educação

  • Liberdade de Culto – Direto ao Ponto convida professores da Faculdades EST

  • Saudação do Diretor-geral da Faculdades EST na abertura do módulo de janeiro de 2024 do Programa de Mestrado Profissional

  • Meditação de acolhimento no Mestrado Profissional inspira reflexões profundas

  • Abertura do módulo de janeiro de 2024 do Mestrado Profissional: busca de sentido e comprometimento marcam o início do período letivo

  • CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024 DA FACULDADES EST

  • Retrospectiva da Faculdades EST

  • Mensagem de Natal da Faculdades EST: um convite à transformação e esperança

  • CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA: Itinerário Confessional – IECLB – ênfase Pastoral – modalidade a distância (EaD)

  • Lançamento do Bacharelado em Teologia - Itinerário Confessional - IECLB

Receba novidades da Faculdades EST por e-mail

Fique por dentro de tudo o que acontece na Faculdades EST. Preencha o seu endereço de e-mail no campo ao lado para que possamos lhe enviar mais informações. Prometemos não enviar SPAM´s nem tampouco divulgar o seu endereço para terceiros.