Como é estudar Licenciatura em Ciências da Religião

A religião possui diversas funções que se expressam através do comportamento humano. As ciências religiosas e a teologia estão preocupadas com o estudo das crenças espirituais e suas características particulares e sua expressão na sociedade atual.

Muitas pessoas interessadas em estudos religiosos desejam entender como os sistemas de dogmas humanos podem afetar suas culturas e sociedades. Devido a esse interesse crescente, universidades de todo o mundo estão oferecendo o curso de Licenciatura em Ciências da Religião.

Uma Licenciatura em Ciências da Religião EAD, como a oferecida pela Faculdades EST, é uma graduação que se concentra no estudo de uma ampla gama de religiões e suas histórias e suas aplicações na sociedade em geral. Através desta formação, é possível se qualificar com um sólido conhecimento dos princípios fundamentais da Bíblia, Cristianismo, Teologia e Igreja, entre outras coisas.

Os e as estudantes desta licenciatura mergulham nas principais religiões do mundo. Este grau interdisciplinar exige que os e as discentes integrem conceitos básicos com uma educação abrangente relacionada à vida espiritual.

Como citamos antes, na Faculdades EST é possível realizar o Curso de Licenciatura em Ciências da Religião na modalidade Ensino a Distância. No formato online, a graduação conta com suporte exclusivo de uma plataforma de educação, além do pleno acompanhamento de professoras e professores. Ali, os e as estudantes podem contar com a estrutura adequada e material de apoio completo para o seu aprendizado.

Com a Licenciatura em Ciências da Religião, os(as) profissionais estarão preparados e preparadas para diversas oportunidades de carreiras. O processo de aprendizado associado a esse tipo de formação oferece aos egressos e egressas habilidades de pesquisa aprimoradas, que são imprescindíveis ​​em diferentes setores.

Estes profissionais também aprendem a ler e interpretar textos religiosos antigos e modernos, estudam a tradição oral, histórias, rituais e estruturas de comunidades religiosas, além de explorarem as crenças e valores de diferentes tradições religiosas.

Através do curso, egressos e egressas desenvolvem uma sensibilidade crítica em relação às diversas expressões culturais das tradições religiosas cristãs e não cristãs. Também tem a oportunidade de se concentrar em áreas diferentes de estudo religioso, da teologia bíblica à sistemática.

Os estágios da Licenciatura em Ciências da Religião

O curso de Licenciatura em Ciências da Religião EAD da Faculdades EST tem 3.310 horas e pode ser concluído em oito semestres. 2.310 horas são dedicadas a atividades formativas teórico-práticas, 400 horas a práticas educativas distribuídas em componentes curriculares ao longo do processo formativo, 400 horas ao estágio supervisionado em Pedagogia, e 200 horas a atividades acadêmicas complementares.

No que diz respeito aos estágios, podem começar as práticas discentes que estão a partir do 5° semestre do curso. O estágio supervisionado enfatiza a formação de professores de Ensino Religioso,  como elemento preparatório e formador desses futuros profissionais na área.

O estágio supervisionado contempla um(a) professor(a) de ensino religioso que atua como um mediador ou mediadora da questão religiosa e da espiritualidade, tanto na escola como em sua comunidade, na escola e na sua comunidade, sendo um ou uma agente do diálogo inter-religioso e da busca pela ética e pela paz.

Áreas de atuação

Uma parte do mercado de trabalho para profissionais das ciências da religião está nas escolas, tanto públicas como privadas. Porém, há excelentes oportunidades em outras esferas. Egressos e egressas do curso podem atuar com pesquisa em instituições de ensino superior, ampliando seus conhecimentos.

Também há espaço em instituições religiosas administradas por lideranças religiosas. A área do aconselhamento e orientação espiritual é uma oportunidade, principalmente em instituições filantrópicas, grupos de jovens e ONGs.

Outro espaço onde estes profissionais podem atuar é no mercado editorial. Neste caminho, egressos e egressas da Licenciatura em Ciências da Religião podem escrever livros, artigos para revistas, realizar revisões de textos e até mesmo consultorias para escritores e escritoras da literatura religiosa.