Como funcionam os estágios no curso de Bacharelado em Teologia

Fazer uma graduação de tipo bacharelado significa aprender conteúdos e refletir sobre uma área do saber. Mas não é só isso. Trata-se também de se preparar para atuar no mundo. Assim, o curso de Bacharelado em Teologia oferece uma formação que conta com diversos componentes, articulando saberes teóricos e práticos.

Nesse sentido, um ponto que pode chamar a atenção de quem quer conhecer mais sobre a formação adquirida neste curso é a questão relacionada à prática. Ou, ainda mais precisamente, como se dá o estágio e qual a sua importância para a formação. Esses são alguns dos questionamentos que serão respondidos neste texto, então leia até o final e descubra tudo sobre como funcionam os estágios no curso de Bacharelado em Teologia.

O que é o estágio no Bacharelado em Teologia

O estágio no curso de Bacharelado em Teologia é mais do que uma simples opção. Na verdade, ele está previsto como um componente na matriz curricular e, por isso, é obrigatório. Ele tem uma carga de 450h e ocorre num período de quatro meses, destinando-se a discentes que já tenham cursado o quinto semestre.

Assim como em todo o restante da trajetória formativa, o estágio conta com avaliações. Neste caso, é claro, isso não ocorre por meio de provas ou testes. Discentes e mentores ou mentoras escrevem relatórios avaliativos e desses documentos é produzido um parecer que conta com nota para o estágio.

Como é o funcionamento desse período

No período do estágio, discentes acompanham a pessoa responsável por sua mentoria nas atividades. Primeiro, para assistir e acompanhar; depois, progressivamente, para desenvolver tarefas relativas às atividades acompanhadas. O teor das atividades pode depender do público e o local com qual se está trabalhando.

O estágio pode acontecer em comunidades ou instituições. Nas comunidades, o estágio proporciona a possibilidade de trabalhos com grupos (jovens, mulheres, crianças e de estudo bíblico), celebrações (cultos, sepultamentos e casamentos), visitações, aconselhamento pastoral, participar de reuniões com o presbitério, encontros e ministras e ministros etc.

Nas instituições, geralmente hospitais e lares de longa permanência, o estágio está mais ligado a visitação, aconselhamento pastoral e acompanhamento. Também nestes ambientes há celebrações, reuniões de equipes e demais atividades nas quais discentes podem se envolver.

Assim, alunos e alunas possuem a possibilidade de pôr em prática a teoria aprendida na faculdade. Desse modo, o contato com a realidade do estágio pode mostrar pontos fortes e oportunidades que depois poderão ser desenvolvidos.

E os benefícios dessa experiência, é claro, não dizem respeito apenas ao grupo de discentes. Para os campos de estágio essa é a possibilidade de ter pessoas novas, por um período de tempo, que poderão trabalhar junto com a mentoria e apresentar novas possibilidades. Assim, a experiência é positiva para toda a comunidade acadêmica.