Comunicação é o elo invisível que une as comunidades de fé

Ao proferir a palestra de abertura do segundo dia do Congresso Internacional da Faculdades EST, o presidente da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC), Prof. Dr. Dennis Smith, argumentou que o direito à comunicação é inerente a todos os outros direitos humanos e que a sua prática precisa ter caráter libertador, constituindo o elo invisível que mantém as comunidades de fé unidas.

Formulado em 1986, neste ano a WACC atualizou o seu documento base com foco maior sobre os direitos de comunicação. O texto afirma a comunicação como um exercício espiritual capaz de celebrar a diversidade cultural, construir vínculos, criar comunidades, ampliar a participação e desafiar a injustiça.

“Quando inclusiva, a comunicação torna as experiências coletivas mais vívidas e enriquece a troca de informações no espaço público”, frisou Smith a professores, pesquisadores e estudantes reunidos no Auditório da Faculdades EST.

Além de promover a conectividade, estabelecendo relações de cuidado com os outros e com a criação, Smith disse que a incorporação da tecnologia à sociedade multiplica as vozes e permite às pessoas historicamente invisibilizadas manifestarem suas crenças e opiniões.
O presidente da WACC também sublinhou que apesar da homogeneidade produzida pela globalização, muitas pessoas estão reivindicando a sua identidade cultural. Nesse cenário, frisou, cabe aos comunicadores promoverem sociedades nas quais as culturas possam conviver em paz e em diálogo.

Sobre o desafio de reafirmar a justiça através da comunicação, Smith recordou que a concentração dos conglomerados midiáticos gera um cenário a partir do qual pequenos grupos de poder decidem quais vozes e imagens serão relegadas ao conhecimento público, moldando a opinião daqueles que consomem informações midiatizadas.

Ao citar o trabalho do antropólogo colombiano Jesús Martín-Barbero, o palestrante recordou ainda que, para além de um instrumental de ordem técnica, a comunicação representa um processo de construção de sentidos em conjunto.

Em 2012, a WACC trabalhou ao lado do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e do Comitê Anfitrião da Coréia para a assembleia de 2013, cujo lema será Deus da Vida, conduza-nos à Justiça e Paz, sob a perspectiva da comunicação.

Entre os palestrantes do I Congresso Internacional da Faculdades EST, que se estende até o dia 14 de setembro, estão  a ex-professora da EST, Dra. Wanda Deifelt (Luther College, Decorah/IA, EUA), o Prof. Dr. Nico Koopman (Universidade de Stellenbosch, África do Sul), o Prof. Dr. José de Souza Martins (USP), e a Profª. Dra. Magali Nascimento Cunha (UMESP).

Jornalista responsável: Micael Vier Behs