Concluído o módulo 2021/1 do Mestrado Profissional

No último dia 22 de janeiro foi encerrado mais um módulo do Mestrado Profissional da Faculdades EST. Apesar do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, o grupo de estudantes interagiu por meio da plataforma virtual da instituição e videoconferências, reunindo-se para celebrar o término do módulo que teve início no dia 11 de janeiro.

Na atividade de conclusão, o pastor Antonio Carlos Oliveira realizou uma reflexão que tocou a todos e todas participantes. Com o tema “Eu sou a videira e vocês são os ramos”, meditou com os e as estudantes, docentes e funcionários e funcionárias quais são as uvas que queremos oferecer para as pessoas e quais são as coisas boas de nós que queremos oferecer.

Confira a reflexão na íntegra abaixo:

Eu sou a videira, e vocês são os ramos.

P. Antonio Carlos Oliveira - Pastoral da Faculdades

Meditação de encerramento do módulo do Mestrado Profissional (22/01/2021) realizada por videoconferência

Leitura Bíblica: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada”. João 15.5

Reflexão: Nosso Senhor Jesus Cristo compara sua comunidade a um parreiral (uma plantação de uvas). A visão de área cultivada com videiras era uma bela cena na paisagem de Israel nos tempos bíblicos. Os frutos (as uvas) eram igualmente apreciados e servidos à mesa (in natura) ou transformados em vinho. O cultivo desta fruta envolve muito trabalho e dedicação, mas envolve também muita alegria e satisfação.

Quem sabe nós sejamos também, de alguma forma, iguais a videiras ou parreirais. Nossa plantação produz uvas diferentes. Uvas em forma de páginas de teses, dissertações ou artigos que escrevemos. Ou ainda outras uvas na forma de diversos trabalhos e atividades que desempenhamos em nossas instituições e comunidades.

Nesse sentido podemos nos perguntar: Quais são as uvas que quero oferecer para as pessoas? Quais são as coisas boas de mim que quero oferecer?

O texto do profeta Zacarias 3.10 diz: “Nesse dia, diz o Senhor, cada um de vocês convidará ao seu próximo e se assentarão debaixo da sua vinha e debaixo da sua figueira”.

A Escritura nos convida para imaginar que as pessoas juntas estarão sob os parreirais ou sob os pomares de figueiras e compartilharão em paz os seus frutos e nada nem ninguém as ameaçará ou as assustará.

Como nos disse Amanda Gorman no poema “The Hill We Climb” (A colina que escalamos), recitado por ela na posse do presidente dos EUA Joe Biden e de sua vice-presidente Kamala Harris no dia 20.01.2020: Se quisermos viver esta palavra e “se quisermos viver de acordo com nosso próprio tempo. Então precisamos entender que a vitória não estará nas lâminas das armas, mas em todas as pontes que fizemos”.

O poema fala de união em tempos difíceis, bem atual e inspirador também para nós nesse momento que vivemos. Que nossos frutos e nossas pontes não sirvam apenas para nós, mas que possam ser aproveitados coletivamente num saboroso vinho compartilhado com todas as pessoas.

Que Deus, em sua bondade e amor nos abençoe. Amém!

Oração: Querido Deus, completamos mais um módulo de estudos, pesquisas e aulas. Nós te agradecemos pela ajuda e ânimo que recebemos de ti nessa caminhada. Obrigado Senhor, por cada colega, docente, funcionário e funcionária que nos ajudou nessa etapa tão importante em nosso desenvolvimento. Te agradecemos, Senhor, pela Faculdades EST que nos oportunizou este espaço de aprendizado e partilha do saber. Te pedimos, bondoso Deus, fica conosco nos próximos dias, ajuda-nos a concluir nossos trabalhos e estudos. Cuida da nossa saúde, da saúde de nossos familiares e de pessoas amigas. Esteja, ó Deus, a frente de todas as medidas de combate ao coronavírus apoiando profissionais que atuam nessa tarefa. Senhor desejamos dar e repartir os frutos que produziste através de nós. Por isso, ajuda-nos a sermos solidários e solidárias com todas as pessoas que convivem e dependem de nós. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!

Benção Final: Que o caminho seja brando a teus pés, que o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, que as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que voltemos a nos encontrar novamente Deus te guarde nas palmas de Suas mãos. Assim te abençoe Deus, o Pai (+), o Filho e o Espírito Santo. Amém