Conferência Global sobre Religião e Desenvolvimento

Foi realizada, de 21 a 25 de outubro, a Conferência Global sobre Religião e Desenvolvimento, com participação de quase 80 lideranças de igrejas luteranas, peritos da cooperação internacional e teólogos/as, em Neuendettelsau, Alemanha.

Tratou-se de uma mistura de troca de experiências, apresentação de reflexões e visão de ações concretas, permitindo o mútuo fortalecimento e encorajamento, bem como a discussão e o encaminhamento de projetos bi e multilaterais.

Organizada pela Federação Luterana Mundial, em conjunto com a agência Mission Eine Welt da Igreja Evangélica Luterana da Baviera, contou com expressiva participação brasileira. O Professor da Faculdades EST, Dr. Vítor Westhelle, foi palestrante sobre Quais aspectos da teologia luterana contribuem para um modelo holístico de desenvolvimento? Seu colega e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Dr. Rudolf von Sinner, participou a pedido do Pastor Presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich, representando a EST e a Igreja, moderando a sessão com o Prof. Vítor e dando suas contribuições num dos grupos de trabalho do evento.

Também esteve presente o Dr. Carlos Gilberto Bock, secretário executivo da Fundação Luterana de Diaconia e Professor do Mestrado Profissional da EST, integrando o grupo dos “ouvintes” que compuseram uma parcial síntese do evento. A Pª Claudete Beise Ulrich, egressa da EST e atualmente diretora de estudos na Academia de Missões (Missionsakademie) na Universidade de Hamburgo/Alemanha, foi relatora do grupo de fala espanhola e portuguesa, que por sua vez contou com outros egressos da EST, nomeadamente os hoje bispos das igrejas luteranas da Angola e do Moçambique, Tomás Ndawanapo, e José Mabasso.

A temática de Religião e Desenvolvimento deve integrar o Instituto de Ética da Faculdades EST, ainda em fase de construção, como um dos eixos temáticos de pesquisa e assessoria, em colaboração com a Fundação Luterana de Diaconia. Outros eixos serão Direitos Humanos e Teologia Pública.

Como pequeno reflexo do evento, reproduzimos aqui a poesia do Rev. Carlos Eduardo Bonilla Avendano, da Igreja Evangélica Luterana da Costa Rica, traduzida por Claudete Beise Ulrich:

Um tempo de Kairós

Em Neueldettelsau, no sul da Alemanha
Quando o outono lança suas folhas douradas
Prevendo - por fé – que vai chegar um Novo Tempo de Colheitas,
O Senhor colocou sobre mim estas palavras e esta visão:
“Toda a criação está gemendo em dores de parto,
até o momento presente,
aguardando com ardente expectativa a revelação gloriosa dos filhos e das filhas de Deus.”
E aqui, diante dos meus olhos
Uma conferência estava sendo realizada:
Uma Conferência de Amor,
Uma Assembleia de Solidariedade,
Uma Comunidade esperançosa por Justiça.
Havia pessoas de todas as etnias e lugares,
mulheres e homens da Ásia, de sabedoria milenária,
africanas e africanos de profunda fé,
gente europeia de coração aberto,
e o sempre apaixonado sangue latino-americano.

Então eu escutei as mulheres negras,
os homens brancos,
os homens amarelos,
as mulheres brancas,
os homens negros,
as mulheres amarelas.

E todos, eles e elas,
com diferentes sotaques e nuances,
falaram em comum a linguagem do amor.

Não era uma multidão,
mas eu pude escutar ecos de multidões
sofredoras,
lutadoras,
Sonhando o mesmo sonho
que os homens e as mulheres que estavam presentes na Conferência.

Subitamente,
os rostos tornaram-se um só Rosto
em que todas as raças, nações e línguas
fundiram-se,
e este Rosto era de Mulher,
e de Homem
pois a sua imagem e semelhança fomos criados.

Então, a Palavra me foi novamente dirigida:
“Abre teu coração ao clamor dos Povos;
escuta atentamente a voz das mulheres
elas dançam ao ritmo do Espírito,
e recorda que os teólogos e as teológas
também abrem caminhos para o amor e a comunhão.”
Então, entre todos os rostos surgiu um rosto
De um homem obeso usando uma boina
Que com um sorriso maroto me ordenou:
“Diga a Conferência que siga reformando a Igreja
E que  sejam cativos tão somente da Palavra de Deus. ”

Então, o rosto de muitos rostos novamente voltou a ser um só Rosto:
o de um camponês Galileu,
descalço e sonhador,
falou para toda as pessoas da conferência:
“Eu sou a Palavra de Deus e vocês são o sal da terra: Não percam o sabor.”

Então retornei a Terra dos meus ancestrais,
Com a Palavra nos lábios,
E um ardente fogo dentro do meu coração.

FOTO:
Atrás: Dr. Carlos Gilberto Bock, Est. Gustavo Schmitt, Dr. Vítor Westhelle
Meio: Bispa Dr.ª Victoria Cortéz Rodriguez, Presidente José Martin Girón, Dr.ª Claudete Beise Ulrich, Dr. Rudolf von Sinner, Bispo José Mabasso
Na frente: Rev. Carlos Eduardo Bonilla Avendano, Bispo Ms. Thomas Ndawanapo