Congresso do Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação

Aconteceu, nos últimos dias 11 e 12 de agosto, o Congresso do Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação, no Instituto Ivoti. Um grupo de docentes da Faculdades EST esteve presente no evento, representando a Instituição. Viajaram a Ivoti/RS as seguintes pessoas: Prof. Dr. Júlio Cézar Adam, Profa. Dra. Maryléa Elizabeth Ramos Vargas, Profa. Dra. Selenir Kronbauer, Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper e Prof. Dr. Flávio Schmitt.

O evento bianual é realizado desde 2005 e é sediado por uma entidade a cada vez, intercalando entre as 51 Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas à Rede Sinodal de Educação atuantes no país. A edição deste ano contemplou a temática “Na Docência, o EXTRAordinário”, abarcando os seguintes objetivos:

- Promover o intercâmbio docente de nível superior no âmbito da Rede Sinodal de Educação;

- Compartilhar práticas inovadoras no ensino superior da Rede Sinodal;

- Estimular a atuação em rede como forma de superação dos desafios;

- Gerar aprendizado contínuo, colaborativo, promovendo a produção docente da Rede Sinodal.

No Rio Grande do Sul, são seis as IES filiadas à Rede Sinodal de Educação: Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI/Ivoti), Faculdades EST (São Leopoldo), Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM/Três de Maio), Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH/Novo Hamburgo), Faculdade Horizontina (FAHOR/Horizontina) e Faculdade Teutônia (FACT/Teutônia).

Durante a programação do segundo dia de evento, docentes e discentes puderam comunicar os resultados das pesquisas e das experiências de intervenção didática que conduziram em suas respectivas IES vinculadas à Rede. O painel foi variado e as trocas foram muito ricas.

Após um delicioso café com quitutes preparadas com produtos orgânicos resultantes de projetos que são desenvolvidos no Instituto Ivoti, o Congresso foi encerrado com uma mesa redonda, acerca do tema “No EXTRAordinário do Ensino Superior da RSE: a Construção do Conhecimento com Ética”, coordenada pela Profa. Doris Gerber (Instituto Ivoti), com a participação dos diretores de três instituições da Rede, Prof. Silvio Jung (IELUSC/Joinville), Prof. Marcelo Blume (FAHOR) e Prof. Valério Schaper (EST).

A Faculdades EST celebra a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos com outras instituições que igualmente se empenham em sempre oferecer desenvolvimento social e educação de qualidade às comunidades nas quais estão inseridas.