Congresso Internacional da Faculdades EST

Entre os dias 10 e 14 de setembro, acontece o IV Congresso Internacional da Faculdades EST, promovido pelos Grupos de Pesquisa atuantes na instituição e suas redes parceiras. Com o tema geral  “Política, EstÉtica e Direito: o pensar teológico em tempos sombrios”, os organizadores e as organizadoras convidam para o debate sobre:

• Política, em especial, a democracia, o papel político da teologia, as relações entre religião e Estado e as ações das religiões na vida pública, sobretudo, quando a convivência com as diferenças se torna cenário de violência.

• Experiência estética e as expressões artísticas como testemunhas do mundo, como possibilidade de reflexão crítica de reorientação à ação teológica.

• Direito, em especial, direitos humanos, e a pensar o papel da teologia na construção crítica das relações entre as pessoas e com o mundo.

As inscrições para participar do evento estão abertas até o dia 10 de julho e podem ser feitas exclusivamente pelo site.

A palestra principal já está confirmada, será na segunda-feira, dia 10, às 19h, com a filósofa Márcia Tiburi (UPM). Na terça-feira, dia 11, a palestra das 19h será com Christina Vital da Cunha (UFF). Na quarta-feira, dia 12, acontece a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Vítor Westhelle (in memoriam). Na quinta-feira, dia 13, às 19h, palestra de Edson Telles (UNIFESP).

O IV Congresso Internacional é uma oportunidade de refletir sobre ações estratégicas, partilhar experiências, estabelecer relações, criar laços, entoar a esperança, valorizando o compromisso político, estético e ético com a liberdade, a dignidade, a igualdade e a convivência das diferenças.

Salão de Pesquisa

Durante a realização do IV Congresso Internacional acontece o Salão de Pesquisa da Faculdades EST, um espaço voltado à reflexão acadêmica e científica institucional, no qual docentes e discentes da instituição trocam suas experiências, socializam suas descobertas e refletem sobre os desafios do saber científico gestado no bojo da academia, sua relevância para o contexto sociopolítico, cultural, econômico e também eclesial.