Coordenadores do Centro Beatitude e professores da Faculdades EST realizam missão em Portugal e Alemanha

Para fortalecer a internacionalização do ensino e firmar importantes parcerias, os coordenadores do Centro Beatitude e professores da Faculdades EST, de São Leopoldo, realizaram uma missão na Europa no início do mês passado. Entre os dias 2 e 9 de maio, o Prof. Dr. Júlio Cézar Adam e o Prof. Ms. Clairton Puntel visitaram instituições em Portugal e também na Alemanha.

Em Portugal

Em Portugal, o foco da visita foi o Programa de Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa. A recepção foi realizada pelo Prof. Dr. Daniel Mineiro, pesquisador integrado na Área Científica de Ciência das Religiões  e membro do Centro de Estudos Filosóficos da Universidade Católica Portuguesa. No encontro foram tratadas questões relacionadas a parcerias com o Centro Beatitude e com a Faculdades EST.

Além disso, a visita à ULHT também culminou com a palestra "Religião Vivida, Espiritualidade, Mindfulness com movimentos de sentido", ministrada por Júlio Cézar e Clairton.

Para o Prof. Júlio Adam, o mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Lisboa é uma referência importantíssima para a Faculdades EST e para o Beatitude: “Em conversa com o Professor Daniel, vislumbramos possiblidades de desenvolvermos formações em conjunto através do Beatitude. Daniel tem pesquisado, sobre espiritualidades contemporâneas relacionadas à cultura pop e cultura em geral. No que se refere ao Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, seguiremos em tratativas sobre parceria institucionais de pesquisa e de intercâmbio”, define.

Ainda em Portugal, os professores visitaram o Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Foi nesta Instituição que o Professor Clairton cursou parte de seu Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação de Ciências da Educação – Especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário. Na ESECS, os coordenadores do Beatitude foram recebidos pelas professoras Maria João Pinto dos Santos, Jenny Sousa e Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto, a última é coordenadora do mestrado.

Adam e Puntel desenvolveram ainda dois workshops dentro do Seminário Maio Criativo:  o primeiro com a temática “Regulação emocional, Mindfulness e Bem viver”, direcionado aos estudantes da Licenciatura em Educação Social, e o segundo com a temática “Mindfulness e espiritualidade em cartaz: uma análise a partir do cinema”, direcionado aos estudantes do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas.

O Instituto Politécnico de Leiria e sua Escola Superior de Educação e Ciências Sociais é reconhecido pelo seu trabalho prático no campo das intervenções junto à comunidade e, para Puntel, isso vai ao encontro do trabalho realizado pelo Centro Beatitude e pela Faculdades EST. “A possibilidade de estreitamentos entre o ILP e o Centro Beatitude/EST nos deixa contentes pois nos dias de hoje o conhecimento acadêmico não se faz só.”, explica.

Além de possibilidades de parceria com o Beatitude, tratou-se também sobre intercâmbios com a graduação em Musicoterapia da Faculdades EST.

Articulações na Alemanha

Durante a viagem à Europa, os professores também visitaram a Universität Tübingen, na Alemanha. Ali, pesquisas da Teologia Prática e da Homilética e a proposta do Beatitude foram apresentadas no Workshop The Rationality and Rhetoric of Preaching: Current Homiletical Challenges. O evento foi organizado pela Profa. Dra. Birgit Weyer e pelo Prof. Dr. Gerald Kretzschmar e contou com participantes de diferentes países.

O Prof. Júlio Adam fez uma palestra intitulada Decolonial Homiletics? Possibilities of Intersections between Preaching, Spirituality and Buen Vivir. Ele ressalta que: “a apresentação da proposta do Beatitude como parte da Faculdades EST, bem como sobre as pesquisas em espiritualidade, psicologia e bem viver, foram recebidas com muito interesse por parte dos participantes do workshop e pela Universidade de Tübingen, uma das mais importantes da Alemanha”.

o Prof. Clairton visitou o Baden-Württembergisches Brasilien-Zentrum [Centro Brasileiro de Baden-Württemberg], ligado à  Universidade de Tübingen (Clique aqui). Tanto com a Prof. Dra. Birgit Weyel, decana da Faculdade Evangélica de Teologia da Uni Tübingen, quanto com o Centro Brasileiro, o diálogo girou em torno de possíveis parcerias com a Faculdades EST.

Quer saber mais sobre o Beatitude?

O Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, é um espaço onde converge a reflexão, a pesquisa, a formação e as múltiplas experiências em torno do tema da espiritualidade, da psicologia e do bem viver, oferecendo suporte e estratégias práticas a pessoas, grupos e comunidades interessadas nesses temas, gestando alternativas e transformação a partir da espiritualidade humana.

O Centro é coordenado pelos professores Julio Cezar Adam e Clairton Puntel e está localizado no campus de São Leopoldo da Faculdades EST, no endereço Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho.

Atualmente, o Beatitude também está com inscrições abertas para o Curso Oratória e Regulação Emocional e também para a Especialização em Desenvolvimento de Habilidades Psicoespirituais e Capelanias. Mais informações pelo telefone (51) 2111-1400 e pelo e-mail beatitude@est.edu.br.