Discentes do MP no campus da Faculdades EST

Enquanto a maioria dos estudantes aproveita o período de férias para se divertir, viajar ou descansar, discentes do Mestrado Profissional da Faculdade EST invadem o campus da Faculdades EST para o intensivo de atividades acadêmicas. As aulas acontecem em dois turnos, pela manhã, das 8h30 às 12h30, e à tarde, das 14h às 18h. As linhas de pesquisa do Mestrado Profissional são Ética e Gestão; Leitura e Ensino da Bíblia; Dimensões do Cuidado e Práticas Sociais; Educação Comunitária com Infância e Juventude; Gênero, Feminismos e Diversidade; Espiritualidade, Música e Mídia.

“Vi a importância acadêmica dos professores e dos trabalhos aqui desenvolvidos”

Outro estudante do Mestrado Profissional é Jorge Marcos Barros, que está ligado à Linha de Pesquisa Ética e Gestão. Jorge está fazendo seu Trabalho Final sobre o extinto lixão de Gramacho, o maior lixão da América Latina e o problema social que ele representa. “Trata-se de um estudo de caso paradigmático à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10, e a extinção brasileira dos lixões a céu aberto”, ressalta ele. Jorge é educador e trabalha com questões ambientais e, além disso, é gestor público na área da sustentabilidade na Prefeitura de Maricá (RJ). “Tomei conhecimento da Faculdades EST através dos sites de busca. Fiz uma pesquisa junto ao MEC e vi a importância acadêmica dos professores e dos trabalhos aqui desenvolvidos. Como sou teólogo e evangélico, logo me interessei pelo Mestrado Profissional”, ressalta Jorge, que garante estar levando uma ótima impressão da instituição.

“Essa capacidade de aglutinar diversas pessoas do Brasil e de fora dele é muito interessante, tenho colegas até de outros países. Já estou pensando em vir aqui para cursar o meu doutorado”, diz, já sonhando com outra capacitação, quem sabe sobre Espiritualidade e Sustentabilidade, que é sua área de atuação. “O mundo hoje caminha para essa questão ecologicamente viável e ambientalmente correta”, garante Jorge.

Para ele, o MP chega em boa hora porque atende um segmento da sociedade, sobretudo das empresas, onde ciência e conhecimento aplicado é atendido através do Mestrado Profissional. “Através da Teologia conseguimos atrair diversos segmentos da sociedade, não exclusivamente da matriz religiosa, para aprender sobre a questão da espiritualidade”, salienta Jorge.