Doutor pela EST vence o Prêmio CAPES de Tese 2023 na área de Teologia

André Daniel Reinke, doutor em Teologia pela Faculdades EST, é o vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2023 na área de Ciências da Religião e Teologia. A vitória do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Teologia agora compõe a lista de conquistas de estudantes da EST na área em questão, que já totaliza quatro prêmios e três menções honrosas na premiação nacional. Os resultados finais foram divulgados no Diário Oficial da União neste dia 31 de agosto e a solenidade acontecerá em Brasília no mês de dezembro.

Intitulada “Paixão por Israel: aspectos da judeofilia no protestantismo brasileiro e seus reflexos no cotidiano religioso do Brasil”, a tese de André aprofunda o vínculo entre o protestantismo e o judaísmo, ao explorar uma série de questões religiosas, simbólicas e políticas. “O fenômeno da judeofilia é muito disperso e diagnosticar as diferentes formas em que ele aparece no contexto já pulverizado do protestantismo brasileiro foi ainda mais desafiador”, avalia o autor.

Após seis anos de dedicação na realização do mestrado e do doutorado, André conta que o reconhecimento atribuído pelo Prêmio CAPES foi uma surpresa que reforça a sensação de dever cumprido. “Ter tido a minha tese escolhida para representar a Faculdades EST já havia sido uma honra que achei grande demais para alguém que sequer fez Bacharelado em Teologia, mas chegar ao primeiro lugar na CAPES é algo que ainda não digeri completamente”.

Nas palavras do orientador, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, André se vale de questões hermenêuticas e teóricas para inundar seu objeto de pesquisa, de maneira interdisciplinar. “Ele diz que ‘os textos bíblicos acabam funcionando como referencial para a restauração de um passado perdido, mas recheado de esperança’. A linguagem bíblica é utilizada até mesmo como uma narrativa que pode evocar uma esperança messiânica, digamos”, observa o professor Wilhelm.

O orientador da tese premiada destaca a parceria entre docentes e discentes em uma comunidade científica, evidenciando a colaboratividade e a troca. “É preciso dizer que, antes de mais nada, o mérito é de quem realiza o projeto”, valoriza. Ele ainda explica que, ao acolher um projeto de pós-graduação, seja a nível de mestrado ou doutorado, não apenas há o acolhimento da pessoa que foi instigada pela temática, como também há a oxigenação de temas candentes na sociedade, dentro do Programa de Pós-Graduação.

Seriedade, liberdade e coletividade na pesquisa

O Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, diretor geral da EST, pontua que as teses premiadas ao longo dos anos sucedem o empenho de cada pesquisador/a, sob o impulso da liberdade investigativa e do diálogo acadêmico. “O André é batista, não é luterano. Realizou pesquisa sobre o mundo pentecostal e a relação do pentecostalismo com a perspectiva teológica do judaísmo. Isso é muito interessante. O Programa de Pós-Graduação em Teologia dá liberdade para fazer pesquisas amplas, com qualidade, onde a liberdade se associa à seriedade”, destaca.

Até hoje, o PPG em Teologia da Faculdades EST soma quatro Prêmios Capes na área de Teologia e Ciências da Religião (2011, 2013, 2014 e 2023) e três menções honrosas na mesma área (2012, 2017 e 2019). “Trata-se do Programa mais premiado na área de Teologia e Ciências da Religião”, vibra o Prof. Dr. Júlio Cézar Adam, docente do PPG em Teologia e por muito tempo coordenador do Programa e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa na Instituição.

“É sempre um misto de emoção e comprovação da qualidade acadêmica e do empenho despendido. Concluir uma tese de doutorado já é uma grande vitória; ser premiado reforça a conquista. Conheço o impacto que isso tem na vida pessoal e acadêmica”, conta. O professor Júlio também teve sua tese premiada, à época do doutorado na Universidade de Hamburgo (Alemanha), em 2004. Ele salienta a importância do reconhecimento à pesquisa de qualidade - “em especial, em um país como o nosso, onde a pesquisa ainda é pouco valorizada”, comenta.

Jornalista responsável: Marília Port