Doutorado Interinstitucional

O Doutorado Interinstitucional, mais conhecido como DINTER, é conduzido por uma instituição promotora (no caso a Faculdades EST), nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. É o caso da modalidade DINTER, aprovada no final do ano passado e que está ocorrendo em Manaus, na Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas (FBNCTSB).

Estudantes da Região Norte, interessados no curso, fizeram suas inscrições em janeiro deste ano e no mês seguinte aconteceram as provas e as entrevistas com os professores da Faculdades EST, que foram até Manaus para conhecer os candidatos e as candidatas.

As aulas iniciaram na sexta-feira, 4 de março, com o componente curricular Metodologia da Pesquisa Social ministrado pela Profª. Dra. Laude Brandenburg. Esse componente deu abertura ao curso por ser a introdução ao doutorado e à pesquisa na perspectiva da autonomia intelectual. Discute-se a função da Teologia como Ciência e suas possíveis contribuições para a sociedade. “Trabalha-se na organização dos projetos numa perspectiva de relevância social. O grupo mostrou-se muito acolhedor, participativo e aberto a novas aprendizagens”, ressaltou a professora sobre seu primeiro contato com a turma de doutorandos.

No fim de semana seguinte, entre os dias 11 e 12, foi a vez do Prof. Dr. Rudolf von Sinner ministrar a disciplina Panorama da Teologia Latino-Americana. A disciplina serve, ao mesmo tempo, como introdução à teologia. Tratou, neste primeiro encontro, da natureza da teologia e seu método, da Teologia da Libertação e seus desdobramentos, da teologia no âmbito do cristianismo mundial e de uma teologia virada para o mundo, bem como da hermenêutica (leitura e interpretação de textos bíblicos). “Tivemos excelentes discussões com participação de todas e todos, numa boa mistura de experiências, doutrinas eclesiais, reflexões individuais e abordagens teóricas propostas”, salientou o Prof. Rudolf. Segundo depoimento via rede social do discente Daniel Barros, a manhã de sábado chuvosa em Manaus possibilitou uma série de compreensões valiosas sobre o tema.

O Prof. Dr. Remí Klein esteve em Manaus, entre os dias 18 e 19, para o primeiro módulo de Religião e Educação na América Latina. “A turma foi desafiada a iniciar com uma escrita de si para rememorar e compartilhar suas interlocuções e suas interfaces entre religião e educação, entre teologia e pedagogia, em suas histórias de vida, de formação e atuação eclesial e educacional”, destacou o Prof. Remí, sobre sua experiência docente com a turma do DINTER. A partir disso, cada discente elaborou e socializou resenhas sobre o cenário religioso brasileiro com base em textos referentes ao Censo 2010. “Está sendo um novo desafio e uma experiência acadêmica muito significativa para mim”, salientou.

A área de concentração do Projeto DINTER é Religião e Educação, especificamente na linha de pesquisa Fenômeno Religioso e Práxis Educativa na América Latina, que pretende trabalhar a pesquisa sobre a relação entre o fenômeno religioso e a educação em suas múltiplas formas e interfaces, compreendendo a análise das políticas, processos e práticas educativas, num enfoque interdisciplinar, na perspectiva da Teologia e da Educação.

O projeto será desenvolvido no prazo de quatro anos, sendo os primeiros três semestres dedicados para as disciplinas e os cinco últimos para confecção da tese para qualificação e, posteriormente, a defesa.

O objetivo principal é viabilizar a formação de doutores, principalmente pertencentes a quadros de docentes, capacitando-os para os diferentes níveis de ensino.

Recentemente, a Faculdade Boas Novas inaugurou a sala Centro de Estudos Samuel Câmara, onde serão ministradas as aulas do Doutorado do Projeto DINTER, podendo, mais tarde, acolher aulas de outros cursos da instituição.

Por que um DINTER na Amazônia?

O Amazonas apresenta uma significativa pluralidade religiosa, mas, mesmo assim, o local possui uma oferta de cursos de Teologia inferior à demanda de pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos na área. Em nível de pós-graduação stricto sensu essa oferta não existe. Além disso, há uma ausência de cursos de Teologia de nível doutoral com certificação do MEC, que permitam o aprimoramento dos mestres em Teologia e/ou em áreas afins.

Ao encerrar o projeto DINTER, em 2020, quando todos os discentes concluírem o curso com êxito, a Faculdade Boas Novas terá um corpo docente qualificado para oferecer o Mestrado em Teologia, o primeiro na região Norte.

Excelência em Pós-Graduação

A busca gradativa pela excelência na Faculdades EST culminou com a nota sete (7), que é o conceito máximo atribuído pela CAPES, obtido pelo PPG-EST no triênio de 2001/2003 e mantido nos triênios 2004/2006 e 2007/2009. No triênio de 2010/12 e no quadriênio de 2013/16, a EST ficou com nota 6, mantendo, portanto, conceito de excelência internacional.

O PPG-EST é um programa consolidado que se propõe, através do Doutorado Interinstitucional (DINTER) junto à Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas, de Manaus/AM, apoiar a capacitação de docentes na área da Teologia no Estado do Amazonas, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de pesquisa em alto nível na região. Além disso, possibilita uma possível abertura que para a criação de um futuro Programa de Pós-Graduação em Teologia, considerando a ausência de uma pós-graduação com este caráter no estado do Amazonas e em toda Região Norte do país.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini