Doutorando do PPG/EST realiza pesquisa inédita no país

Doutorando em Teologia no PPG/EST, David Pessoa de Lira está desenvolvendo pesquisa pioneira no Brasil sobre Literatura Hermética e Hermetismo, objeto de estudo que ganhou projeção no final do século XIX, em Göttingen, na Alemanha, com a advento do Método Histórico-Crítico.

“Com a minha pesquisa sobre Literatura Hermética e Hermetismo, a Faculdades EST se torna a primeira instituição acadêmica no Brasil a tratar sobre esse objeto de estudo”.

Orientado, na EST, pelo Prof. Dr. Flávio Schmitt, David realizou parte da sua pesquisa, que será defendida até fevereiro de 2014, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde foi orientado pelo professor Dr. Haroldo Reimer, por conta do PROCAD/NF.

Intitulada Ὁ Κρατήρ (Kratēr): Uma Análise do Corpus Hermeticum IV.3-6a, a tese doutoral produzida por David tem como objeto de pesquisa a Literatua Hermética, cujas pesquisas críticas têm origem nos estudo do filólogo alemão Richard August Reitzenstein, pertencente à Escola da História da Religião, e pioneiro a pesquisar o tema.

A partir dos trabalhos desenvolvidos por Reitzenstein, o hermetismo passou a ser explorado por várias áreas do conhecimento, entre elas a Teologia, a Filosofia, a Linguística, a Literatura e a Psicologia.

Segundo David, a biblioteca da Faculdades EST conta um rico acervo de pesquisas sobre o tema. “Existe mais de uma centena de livros que abordam diretamente a Literatura Hermética, desde o Problema Gnóstico até as suas principais doutrinas filosófico-religiosas”. Entre os autores que se destacam na abordagem da questão figuram Charles Harold Dodd, Carl G. Jung, André-Jean Festugière, Arthur Darby Nock, Eduard Norden.

Ao longo do processo de estudos na EST, David tem publicado artigos sobre diversos assuntos relacionados ao seu objeto de pesquisa. Seu próximo texto, intitulado De Ogdoade et Enneade: O Estudo dos Escritos Herméticos desde A Descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi, será apresentado no I Congresso Internacional da Faculdades EST, evento agendado para 10 a 14 de setembro, em São Leopoldo.

Atavés de intercâmbio entre a Pontifícia Universidade Católica e a Faculdades EST, através do PROCAD, o estudante da EST ministrou dois cursos no PPG da PUC/GO: Introdução ao Hermetismo Filosófico-Religioso: com ênfase no Corpus Hermeticum; e Fundamentos Teóricos e Itinerário Hermenêutico para a Interpretação do Corpus Hermeticum.

Além disso, tem vários contatos com pesquisadores internacionais, como Wouter Hanegraaff, Radek Chlup, Anna Van den Kerchove, Gurgel, Thomas Scott, o que favorece a constituição de uma rede acadêmica.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs