Educação Teológica

Aconteceu entre os dias 14 e 17 de outubro, em Medelim, o seminário anual da consultoria Serviços Pedagógicos e Teológicos (SPT) com o título "Nuevos campos y sujetos de la educación teológica". O objetivo central do encontro foi conhecer e analisar as experiências alternativas de Educação Teológica na América Latina, a partir de sua diversidade de campos e sujeitos e, para isso, contou com uma metodologia centrada em atividades diferenciadas: apresentação das contribuições pessoais com questionamentos e suporte do grupo, trabalho em grupo com produção coletiva sobre pontos centrais e conexos e painéis intermediários e conclusivos.

A proposta metodológica do seminário salientou dois elementos importantes no momento de pensar sobre a Educação Teológica na América Latina. Um deles se deparou com  o território desta disciplina e outro com as manifestações de que a Educação Teológica está atravessando uma profunda crise em diversos níveis – de teologia, pedagogia, institucionalidade, sustentabilidade, incidência eclesial e social, o que implica pensar sobre os paradigmas existentes.

A Educação Teológica e o fazer teológico na América Latina estão e devem estar ligados a campos além da academia, como igrejas locais, organizações sociais e diversos espaços informais e alternativos que, a partir de suas especificidades, vão construindo processos e propostas educativas teológicas. Também não pode restringir-se à formação de clérigos para igrejas, mas para a formação mais ampla na sua dimensão leiga, continuada, ecumênica e interreligiosa.

O Prof. Dr. Rudolf von Sinner apresentou a palestra “Educação Teológica a partir de um espaço universitário”, na qual ele relatou sua experiência na área, que abrange quase duas décadas de envolvimento com a pesquisa sobre teologia e sociedade no Brasil, além de falar sobre a educação teológica no país. “Esta se encontra num contexto bastante peculiar em relação a outros países da América Latina, pois o Estado brasileiro disponibiliza formas de avaliação e reconhecimento, bem como fomento à pesquisa, o que favorece o desenvolvimento da área”, disse ele. “Atuando na educacao teológica no Brasil, me sinto realizado pois posso contribuir, diretamente, para a formação de pessoas novas num país emergente que delas precisa. Com todas essas pessoas, oriundas das mais diversas pertenças religiosas e formações prévias, aprendo diariamente“, salientou o Prof. Rudolf.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini