Egresso da EST vence o Prêmio CAPES de Teses

Egresso da Faculdades EST, o doutor Luis Carlos Dalla Rosa conquistou o Prêmio CAPES de Teses 2011, trabalho orientado pelo professor Dr. Rudolf von Sinner sob o título Educar para a sabedoria do amor: a epifania do rosto do outro como uma pedagogia do êxodo. O resultado foi divulgado na quarta-feira, 6, e refere-se a teses defendidas em 2010.

Vencedor, no ano passado, do prêmio SOTER de teses, Luis Carlos desenvolveu a sua pesquisa enquanto desempenhava a função de diretor de uma escola de educação popular de Porto Alegre e de assessor da Pastoral da Juventude Estudantil. Atualmente ele trabalha no Instituto Humanitas Unisinos (IHU), em São Leopoldo e na Faculdade Dom Bosco, em Porto Alegre.

“A notícia se constitui em motivo de alegria. É uma alegria que compartilho, em primeiro lugar, com o professor Rudolf - que se estende à instituição EST. Do mesmo modo, compartilho essa notícia com os companheiros e companheiras que vivem no dia dia a utopia da ‘civilização do amor’, a partir do ambiente educativo, seja na escola, na universidade, nos grupos de jovens. E essa mesma alegria compartilho também com meus pais e mana, que moram em Erechim”, disse Dalla Rosa.

Além da imensa satisfação pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido, enfatizou, sinto-me ainda mais desafiado a continuar aprofundando a reflexão, tendo como ponto de partida o rosto do outro que tanto fala Lévinas. “Nesse sentido, é uma responsabilidade, pois trata-se de fazer jus à premiação recebida”, completou.

Como prêmio, Luis receberá da CAPES certificado, medalha e uma bolsa de três anos, dos quais um pode ser cursado no exterior, para estudos de pós-doutorado.
Premiado e orientador também terão custeadas as passagens para participarem da cerimônia de outorga do prêmio, agendada para 11 de julho de 2012, na sede da CAPES, em Brasília.

O professor Rudolf receberá da CAPES um auxílio de 3 mil reais para participação em evento nacional, além de certificado pelo trabalho de orientação. O Programa de Pós-Graduação da EST (PPG/EST) também receberá certificado pelo prêmio.

“É razão de alegria e orgulho que nossa instituição possa ‘produzir’ teses de tanto reconhecimento”, disse Rudolf ao enfatizar o significa da premiação para o avanço das pesquisas na área teológica.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs