Em forma de gratidão

Criado em setembro de 1958, dentro da Sociedade Ginástica de São Leopoldo, o Rotary Club de São Leopoldo Leste foi admitido no Rotary International em dezembro do mesmo ano. Porém, recentemente, com a necessidade de reformas na Sociedade Ginástica, o Rotary acabou ficando sem uma sede, um espaço físico onde os integrantes pudessem se encontrar e organizar suas ações.

Algum tempo depois, percebendo a necessidade de um lugar para os encontros, a reitoria da Faculdades  EST ofereceu um espaço no Prédio S, para que o grupo pudesse realizar suas reuniões semanais. “Nós agradecemos por essa porta aberta. Estávamos sem lar, sem teto, e fomos acolhidos pela Faculdades EST. Estamos muito felizes aqui! Temos um ótimo espaço”, salientou Juliana Maurer, Presidente do Rotary Club de São Leopoldo Leste.

O Rotary Leste já havia firmado uma parceria com a Faculdades EST, através do Rotary 25 de Julho de Novo Hamburgo. “Tudo começou com a Big Band, através do projeto musical,” disse Juliana. “Para o Rotary Leste essa parceria é muito importante”, destacou Regina Osinski, da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de São Leopoldo Leste.

“A Faculdades EST buscou nos últimos anos parcerias junto ao setor público, às organizações da sociedade civil e com os clubes de serviços. Com isso, nossa instituição se enraizou localmente”, reforçou o reitor Prof. Dr. Oneide Bobsin. Para ele, essa tem sido uma caminhada muito rica, principalmente porque o Rotary apresenta um trabalho forte e solidário junto à sociedade leopoldense.

Em abril de 2014, foi realizado nos espaços da Faculdades EST o III Fórum Internacional Rotary Brasil-Uruguai. Na ocasião, o Prof. Dr. Valério Schaper ministrou uma palestra aos participantes.  “Na medida em que conhecemos mais a Faculdades EST a gente passa a conhecer todos os recursos que ela nos oferece. Durante a realização do nosso Fórum um dos palestrantes foi o professor Valério. Se não estivéssemos aqui dentro não saberíamos de todo este manancial de conhecimento que a Faculdades EST produz”, salientou Regina.

Segundo o reitor, Prof. Dr. Oneide Bobsin, os órgãos do MEC cobram uma participação social, principalmente por se tratar de uma IES comunitária. Mas, segundo ele, em uma escola, em uma instituição de ensino, todos ensinam e todos aprendem. “Essa troca acontece também com aquelas pessoas com quem convivemos e com as organizações com as quais trabalhamos”, lembrou Oneide. “É uma troca, de um lado, apresentamos o Rotary para a EST e, por outro, fomos apresentados a Faculdades EST. Ajudamos na divulgação do excelente trabalho realizado por aqui. A divulgação das ações em comum que temos ajuda nesse apoio mútuo”, destacou Regina. “É claro que não há uma parceria programática, mas há um sentido que nos mobiliza e ficamos muito felizes em desenvolver essas parcerias. Estamos muito felizes por esses encontros que conseguimos implementar aqui na Faculdades EST”, disse Oneide.

Esta semana o ex-governador Eduardo Muniz Werneck apresentou seu livro 1936 – O ano em que o Brasil conheceu Paul Harris e o reitor da Faculdades EST, prof. Dr. Oneide Bobsin, foi se despedir dos companheiros, uma vez que está deixando a reitoria no final do ano.

Durante o encontro, Oneide recebeu das mãos da Presidente do Rotary Leste, Juliana Maurer, o Diploma de Amigo do Rotary Club de São Leopoldo Leste, em forma de agradecimento pelo apoio e colaboração com o Clube. “O Rotary Leste está à disposição da Faculdades EST para ajudar no que for necessário”, salientou Juliana.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini