ESEP/Faculdades EST e Unimed

Para encerrar as atividades do Curso Técnico em Enfermagem foi realizada nesta quarta-feira uma palestra com a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed, Sirlene Vale, sobre o tema Unimed Carreiras. Sirlene é formada em psicologia e possui pós-graduação em Administração de Recursos Humanos. Ela atua na área de recrutamento e seleção, acompanhamento dos funcionários, no treinamento e desenvolvimento, no diagnóstico organizacional e também na gestão da qualidade. Sirlene apresentou a Cooperativa, a estrutura organizacional e de gestão da Unimed VS, que, atualmente, possui mais de 400 médicos cooperados. A fala de Sirlene também enfatizou o papel e as responsabilidades dos técnicos em enfermagem.

Para a Unimed VS, esses profissionais precisam responder a critérios que estão dispostos no mapa de competências da cooperativa e que norteia o processo de avaliação dos técnicos em enfermagem. O mapa de competências da Unimed abrange competências essenciais, como o comprometimento, o foco em pessoas e o dinamismo; as competências comportamentais, como atenção concentrada, autodesenvolvimento, cordialidade, organização, empatia e relacionamento interpessoal; e competências técnicas, como rotinas básicas e operacionais, registros assistenciais no prontuário, urgência e emergência, técnicas de atendimento ao cliente, técnicas específicas, informática e o código de ética da enfermagem.

Segundo a coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, profa. Ma. Adriana Dewes Presser, esse mapeamento apresentado esclareceu muitas dúvidas dos alunos e reforçou aquilo que vem sendo trabalhado em sala de aula. “Competências cognitivas e comportamentais precisam estar integradas. Exigimos isso do nosso aluno e essa exigência é que faz com que a formação deles seja diferenciada”, salienta Adriana.

Ao falar sobre o processo seletivo, Sirlene esclareceu aos alunos da ESEP que, em função do convênio com a Unimed, eles não precisam encaminhar currículo para a Cooperativa, pois automaticamente já estarão no banco de dados. “Os nossos alunos passam direto para a prova de conhecimento técnico, seguido pela entrevista psicológica e a atividade em grupo”, lembrou Adriana. No processo seletivo, também são observadas as aptidões pessoais, além daquelas específicas e profissionais, o que permite que esses alunos possam ser aproveitados em outras áreas ou que tenham um crescimento dentro da cooperativa.

A aluna Sirlei Lopes Trindade, que está no 3º Módulo do Curso Técnico em Enfermagem, gostou do que ouviu sobre o mercado de trabalho. “O mercado de trabalho, segundo a fala da Sirlene, está em ebulição. Segundo ela, a Unimed, hoje, tem mais vagas do que técnicos de enfermagem”, disse Sirlei. Ela também gostou de ouvir sobre as oportunidades de crescimento dentro da Unimed. “Isso chamou atenção. A avaliação de desempenho anual contribui com essa possibilidade de galgar postos dentro da Unimed e motiva os funcionários”, avaliou Sirlei.

O ponto principal é a questão da formação que alia conhecimento e prática. A humanização desses profissionais da saúde para o trato com os pacientes é muito importante para a Unimed. “A questão do comportamento e da ética são fundamentais. Os gestores da Unimed estarão avaliando os alunos do curso técnico dentro da própria EST. A nossa Escola prepara eles para as exigências do mercado. O nosso egresso é diferenciado, ele tem um perfil que está alinhado com características exigidas no mapa de competências da Unimed, como humanização, ética, comprometimento e responsabilidade”, lembrou Adriana. Tudo isso, conforme a coordenadora, porque no segundo módulo do curso eles já aliam teoria e prática, assim como realizam atividades de monitoria no laboratório.

Segundo a fala de Sirlene, a Unimed VS deve passar por um processo de ampliação até 2018 e pretende ser um modelo para o Brasil. Por isso existe uma expectativa muito grande com o êxito desta parceria entre a ESEP/EST e a Unimed.  A origem desta parceria foi lembrada da fala do Prof. Dr. Oneide Bobsin, reitor da Faculdades EST durante a abertura da palestra. Uma parceria que, com certeza, já é um sucesso.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini