ESEP presente no 8º Fórum de Iniciação Técnico/Científica

Nesta sexta-feira, dia 29, o professor Carlos Augusto Ronconi Vasques do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP) e a Coordenadora Pedagógica da ESEP Profa. Valéria Franz Bock, juntamente com as estudantes Cristiane Haubert e Kátia Schafer estiveram em Teutônia para participar do 8º Fórum de Iniciação Técnico/Científico da Rede Sinodal, realizado no Colégio Teutônia. O evento contou com a participação de estudantes de ensino técnico e ensino médio.

As estudantes apresentaram o trabalho “A prática da automedicação e descarte de medicamentos por estudantes de nível técnico em Enfermagem”. A amostra da pesquisa foi o corpo discente do curso Técnico em Enfermagem da ESEP. Elas aplicaram questionários e fizeram levantamentos e gráficos a partir das respostas coletadas, mas concluíram que a amostra da ESEP está em acordo com os dados de outras pesquisas. Por exemplo, sobre o uso de medicamentos sem prescrição 40% da amostra diz que se automedica. E 22% ainda usam antibióticos sem prescrição embora exista a retenção da receita. Além disso, também constataram que a maioria das pessoas não lê a bula dos medicamentos. “Isso que estamos falando com futuros profissionais da saúde”, alertam as estudantes, sobre o perigo e o uso indevido de medicamentos.Outro assunto que elas abordaram foi o descarte dos medicamentos, que deve ser feito de forma especial e não no lixo comum, pois podem contaminar o ambiente. “A maioria das pessoas joga no vaso sanitário e isso é extremamente prejudicial ao ambiente, pois alguns antibióticos, por exemplo, resistem aos tratamentos de água convencionais”, enfatiza Kátia.

“O nosso trabalho era um dos únicos da área da saúde, a maioria tratava sobre temas mais tecnológicos”, explica Cristiane. Elas aceitaram o desafio de realizar um trabalho e participar da apresentação motivadas pelo Prof. Carlos. “A ESEP nunca esteve presente em feiras ou mostras desse tipo, e eu considero muito importante, não só para o desenvolvimento dos alunos e alunas, mas também para desenvolvermos a pesquisa na instituição”, salienta o professor coordenador do trabalho. As estudantes destacaram a organização do evento, a qualidade dos trabalhos e a receptividade da instituição promotora do evento e o acolhimento dos avaliadores. “Nos sentimos muito bem, apesar do nervosismo, foi uma experiência muito boa”, destacou Kátia.

A meta, agora, é que Cristiane e Kátia desenvolvam um artigo a partir do trabalho realizado e busquem periódicos para publicação do material. Na segunda-feira, dia 02, as estudantes apresentaram o trabalho para seus e suas colegas do Curso Técnico em Enfermagem no período da manhã e também da noite.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini