EST e IECLB promovem curso sobre inclusão e deficiência

Estudantes e funcionários da Faculdades EST estão participando, ao longo de quatro finais de semana, de curso de extensão direcionado à inclusão e deficiência em seus aspectos históricos, sociais, bíblicos e teológicos.

Promovido pelo Programa Diaconia Inclusão, vinculado à Secretaria da Ação Comunitária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em parceria com a EST, o curso tem como objetivo primeiro promover a sensibilização para a questão da deficiência e da inclusão, sendo coordenado pela Diácona Carla Jandrey.

Totalizando 60 horas, o conteúdo programático prevê, entre outros, o estudo de temáticas relacionadas à acessibilidade; diaconia e cuidado; gênero e deficiência; prevenção; vivências de sensibilização; e oficina de Libras.

“Os conteúdos trabalhados em aula nos fazem olhar ao redor, refletir sobre as nossas ações e perceber como agimos com os outros, adotando posturas que os incluem ou que promovem a exclusão”, disse a secretária da reitoria da EST, Belmira Blume.

Na avaliação de Belmira, os debates e testemunhos oferecidos ao longo do curso têm contribuído para que cada participante, a sua maneira, reflita e desenvolva ações direcionadas à construção de um mundo inclusivo a partir do qual todos possam exercer a sua cidadania de forma plena.

Funcionária da Secretaria Acadêmica da EST, Caroline Gomes Motta relatou que mesmo que as pessoas digam e queiram adotar comportamentos inclusivos, ao se depararem com alguém com deficiência não sabem ao certo o que fazer e como fazer.

“A expectativa é de sairmos do curso aptos a receber pessoas com deficiência nas comunidades e, no meu caso, em ambiente escolar de maneira acolhedora e, acima de tudo, inclusiva”.

O primeiro módulo, realizado no campus da Faculdades EST, em São Leopoldo, foi ministrado pela diácona Arlete Adriana Prochnow, que também desenvolve atividades no lar Pella Bethania, na cidade de Taquari.

O segundo final de semana contou com a participação da diácona Carla Jandrey, coordenadora do Programa Diaconia Inclusão da IECLB, da diaconisa Vilma Linda Reiner e da pastora Carmen Michel Siegle. Nesta etapa, Carlos Alberto von Muhlen ofereceu um testemunho de superação, relatando sua história de vida após acidente automotivo que o levou a se locomover através de cadeira de rodas.

O último final de semana do curso sobre inclusão e deficiência ocorre nos dias 19 e 20 de outubro.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs