EST estuda a criação de nova linha de pesquisa no Mestrado Profissional

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 19, representantes da reitoria da EST e da Cruz Azul no Brasil estabeleceram um primeiro diálogo com objetivo de desenvolver uma nova linha de pesquisa no Mestrado Profissional em Teologia (MP) ou adequar a proposta curricular da linha de pesquisa Dimensões do Cuidados e Práticas Sociais aos objetivos de formação da entidade na área da dependência química e das comunidades terapêuticas.

“A proposta do Mestrado Profissional é justamente estabelecer essa relação entre a academia e as demandas da sociedade”, esclareceu a coordenadora do MP, Profª. Dra. Gisela Streck.

Coordenador de Prevenção da Cruz Azul, Marciano Tribess explicou que as 1.9 mil comunidades terapêuticas existentes no Brasil, conforme recenseamento de 2013 da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), devem nomear um responsável técnico que, segundo exigências legais, precisa ter ensino superior completo. “Tudo indica que nos próximos anos haja também a necessidade de uma formação específica na área de dependência química”, relatou Tribess ao justificar a relevância da aproximação entre a Cruz Azul no Brasil e a EST.

Nas próximas semanas os componentes curriculares do Mestrado Profissional serão apresentados à diretoria da Cruz Azul no Brasil que encaminhará proposta de ajustes para que a EST possa se adequar às suas demandas específicas.

A Cruz Azul no Brasil já mantém parceria junto à Faculdade Luterana de Teologia (FLT) na oferta do curso de pós-graduação Lato Sensu em Dependência Química e Comunidade Terapêutica.

Indicadores da SENAD apontam que cerca de 60 mil pessoas sejam beneficiadas em todo o país pelo trabalho das Comunidades Terapêuticas, sendo que mais de 10 mil profissionais de diferentes áreas do conhecimento atuam nestes espaços.

Também estiveram presentes à reunião o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, o Coordenador da Área de Educação Continuada da Cruz Azul no Brasil, Luis Carlos Ávila e o Diretor da FLT, Prof. Dr. Claus Schwambach.

O programa de Mestrado Profissional da Faculdades EST é avaliado com nota 4, numa escala que vai até 5, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Foto: Claus Schwambach, Gisela Streck, Luis Carlos Ávila, Oneide Bobsin e Marciano Tribess

Jornalista responsável: Micael Vier Behs