EST recebe visita do Cônsul-geral da Alemanha

Na quarta-feira (21/12), o Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz e o Diretor-Geral eleito para a Gestão 2023-2026, Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper receberam na instituição, o Cônsul Geral da  Alemanha em Porto Alegre, o Sr Milan Smandl. Na ocasião, inicialmente foi apresentado um pouco sobre a história da Faculdades EST e do antigo Instituto Pré-Teológico (IPT) com destaque ao prédio H, especialmente, porque este prédio, assim como a Reitoria foram projetados pelo arquiteto alemão de renome no país, Theodor Alexander Josef Wiederspahn por suas várias obras, especialmente no sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul. O Cônsul demonstrou especial interesse neste prédio, por ser tombado e patrimônio cultural, o que reforça este elo cultural entre Brasil e Alemanha.

Na sequência, os representantes da EST acolheram o Cônsul Geral na sala panorâmica do prédio da Reitoria (E) e foi abordado, sobretudo sobre a história do surgimento da Faculdades EST no pós Segunda Guerra Mundial, mas com todos os antecedentes desde o século XIX, no contexto da Imigração Alemã, também no contexto das relações que foram se estabelecendo entre Brasil e Alemanha e inclusive as relações diplomáticas rompidas na Primeira e Segunda Guerras Mundiais e daí o surgimento da Faculdades EST naquele contexto.

Após a apresentação histórica da Faculdades EST, realizaram uma caminhada pelo campus da instituição, adentrando no prédio H onde apresentaram especialmente o piso térreo com destaque ao auditório. Neste auditório também há a realização de eventos musicais, então toda a vocação da EST no âmbito da música. Dali, seguiram mostrando a estátua da Katharina von Bora e também a de Martinho Lutero, destacando, sobretudo esta tradição luterana que a EST tem, em particular a tradição reformatória nas suas raízes.

A Biblioteca foi apresentada externamente e seguiram em direção aos prédios U e S, destacando especialmente neste contexto, como também no Espaço Diversidade, os projetos de energia fotovoltaica e de aquecimento de água. Neste momento também apresentou-se dois projetos que a Faculdades EST está implantando, são as duas usinas de energia fotovoltaica com vistas a sustentação em termos de energia elétrica, a autossuficiência na produção de energia fotovoltaica.

Retornaram em direção as quadras de esporte, localizando ao Cônsul onde é o Colégio Sinodal, a Editora Sinodal, o prédio da Secretaria Acadêmica (M) e também o Centro de Produção Audiovisual (prédio L). Voltaram então a Reitoria e teceram as palavras finais. O Cônsul ainda apresentou possibilidades na parceria com a Faculdades EST, especialmente na busca de recursos para conservação predial visto o valor arquitetônico, histórico, cultural que o prédio H em especial representa e, também, o prédio onde se localiza a Reitoria. Também demonstrou interesse pela área da Música, principalmente devido a atuação da instituição na Musicoterapia e da Clínica de Musicoterapia que possui.