EST sedia Congresso Estadual de Teologia

Mais de 300 estudantes estarão reunidos na Faculdades EST, em São Leopoldo, entre os dias 6 e 9 de maio, para o Congresso Estadual de Teologia que, em 2013, terá como lema O fazer evangelizador com as juventudes: desafio para a Teologia e a Igreja.

Para o coordenador do encontro, Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto, o congresso de São Leopoldo servirá de estímulo para que as igrejas históricas desenvolvam modalidades adequadas de trabalho junto ao público jovem. “Essa será uma grande oportunidade para conhecer melhor o mundo das juventudes, para aprofundar a reflexão teológica sobre a sua realidade e a sua relação com a igreja”, destacou.

Na avaliação do reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, o forte individualismo do mundo contemporâneo  fragilizou os meios de transmissão e a comunicação da herança cristã às novas gerações. Por esta razão, argumentou, a reflexão teológica está desafiada a atualizar a mensagem do evangelho para os jovens, incentivando-os a serem protagonistas no processo de evangelização. “Traduzir o evangelho para o mundo dos jovens requer uma conversão das próprias igrejas”, assinalou.

Painelista no congresso e autor de pesquisa que articulará propostas de engajamento confessional de jovens no âmbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o Dr. Júlio Adam disse que as instituições religiosas históricas de modo geral lidam com um modelo de trabalho com jovens que funcionou há 30 anos, mas que não conseguiu se atualizar frente às mudanças culturais e societárias.

Na avaliação do professor, o jovem de hoje é multifacetado e a igreja precisa identificar e desenvolver trabalhos específicos que contemplem essa variedade de culturas juvenis.

A palestra de abertura do congresso, que contará com a presença de representantes de nove centros de formação teológica, será ministrada pelo doutor em Sociologia Política e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Carlos Alfredo Gadea Castro.

O Congresso Estadual de Teologia englobará, neste ano, as atividades da tradicional Semana Acadêmica do Bacharelado em Teologia da EST.

Foto: Reitor da EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin, Vice-Reitor, Prof. Dr. Remí Klein, e o coordenador do Bacharelado em Teologia, Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto

Jornalista responsável: Micael Vier Behs