Estudante participa do Curso de Verão na PUC/SP

Mais de 500 participantes estiveram reunidos, entre 6 e 13 de janeiro, nas dependências da PUC, em São Paulo, para XXVI Curso de Verão, evento promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) sob o tema: Redes Digitais – tecendo relações, construindo comunidades, exercendo cidadania.

O Curso de Verão é um evento ecumênico e interreligioso que acontece todos os anos no mês de janeiro. Representa um espaço de partilha de experiências e um lugar para aprofundar e revisar práticas confessionais, com bases teóricas garantidas pela metodologia do encontro, através das várias oficinas. Em 2013, deu-se início a um ciclo de três anos que irá trabalhar e discutir a participação e a atuação do/a jovem nas mídias, religião e sociedade.

No decorrer da semana, o curso abordou de maneira crítica o mundo das redes sociais digitais, trazendo pessoas altamente qualificadas, as quais abordaram e promoveram reflexões pertinentes e desafiadoras. Na parte da tarde discutia-se o tema abordado na manhã em grupos menores, denominados de tendas, e o dia encerrava com algum encaminhamento prático à luz do tema discutido durante o dia. Cabe também destacar a espiritualidade do encontro, com momentos celebrativos, de contato com o transcendente, e festivos, de alegria e diversão.

Na avaliação do estudante Ezequiel Hanke, discutir o papel do jovem nas redes sociais online e presenciais é um tema pertinente, que precisa ser abordado e discutido sob várias facetas. “A internet representa um mundo de informações e cabe a nós questionarmos se lá estamos ‘em rede’, engajados na luta por um mundo melhor, ou ‘na rede’, com a vida exposta ao mundo”.

O encontro de São Paulo contou com a presença dos assessores Renato Simões, Luiz Guilherme de Carvalho Antunes, Wagner Lopes Sanches, Rafael Shoji, Afonso Murad e Antonio Evangelista. A celebração de encerramento aconteceu no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA).

Mais informações sobre o encontro podem ser acessadas através do site www.ceseep.org.br