Estudantes são desafiados a compreender a realidade para transformá-la

Mais de 150 estudantes do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST foram desafiados pelo reitor da instituição, Prof. Dr. Oneide Bobsin, a interpretar a realidade sócio-política do país para poder também transformá-la.

“Não existe explicação fácil e é nosso desafio compreender o sentido que as juventudes do país estão dando para os movimentos de contestação que se espalharam pelo país nas últimas semanas”, destacou Bobsin nesta segunda-feira, 1º de julho, na abertura das aulas do MP.

Ao acolher os estudantes, a coordenadora do MP, Profª. Dra. Gisela Streck, disse que essas três semanas de estudos representam não apenas um rico momento de aprendizagem e de intercâmbio de saberes, mas também um espaço para “estarmos todos juntos”.

Durante momento de meditação, a pastora Iára Muller recordou que os estudantes ali presentes eram pessoas privilegiadas, tendo em vista que a maioria da população não tem acesso aos bancos escolares, entusiasmando-os a fazerem uso da sua formação para transformar a vida das pessoas que os cercam.

Vinda de Rondônia, a pedagoga Eliane Alves experimentou nesta segunda-feira o seu primeiro dia de aulas na EST. “A partir deste centro de formação quero conseguir crescer profissionalmente, mas acima de tudo olhar para o mundo e para as pessoas aliando questões de ordem científica e espiritual”.

Assessor do Ministério da Educação em Angola, na África, Rodson Luz acredita que ao longo das próximas três semanas terá a oportunidade de interagir e trocar experiências com profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

O paraibano Shslayder Lira dos Santos caracterizou a EST como algo maior que uma instituição de ensino. “Para mim esse espaço representa um palco que possibilitará ampliar meus conhecimentos e aprimorar a minha atuação profissional nas áreas da História e da Gestão Pública”.

Ao término da abertura do módulo, Gisela anunciou a realização de uma confraternização entre os participantes do MP, agendada para a próxima sexta-feira, 12, às 19 horas, no auditório do Colégio Sinodal.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs