Estudos Teológicos em destaque

Estudos Teológicos é um periódico semestral (Junho/Julho e Dezembro/Janeiro) do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST publicada nos formatos impresso e eletrônico. A revista publica textos inéditos e revistos em português, espanhol, alemão e inglês de pesquisadores nacionais e estrangeiros na área de teologia e textos interdisciplinares em diálogo com a teologia, atuando como um canal de socialização do conhecimento teológico e de pesquisas que apresentem temas relevantes à teologia na interface com as diferentes áreas do conhecimento.

Tem a missão de divulgar o conhecimento teológico, apresentar resultados de pesquisas inovadoras na área da teologia e de áreas afins que abordem temas relevantes ao pensamento teológico para o contexto brasileiro. Também serve como um registro público e histórico do conhecimento teológico contemporâneo ao propagar o conhecimento teológico produzido pelas academias de teologia.

O periódico Estudos Teológicos está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST.

A revista possui cinco editorias: Dossiê, publica textos que contemplem a temática proposta pelo Conselho Editorial para cada edição; Teologia e interdisciplinaridade, publica artigos com temas teológicos e/ou com interface com outras áreas do conhecimento das ciências humanas ou ciências sociais aplicadas (Ex: teologia da libertação, história da igreja, teologia e política, liturgia e culto, hermenêutica de textos sagrados, a Reforma protestante, etc.); Ciências da religião, acolhe artigos que focam temas das Ciências da Religião ou temas que abordam o diferentes leituras do fenômeno religioso sob a perspectiva das ciências humanas ou ciências sociais aplicadas (Ex.: Ensino Religioso; a concepção weberiana de religião; mito; rito; religiosidade e política; estudos de caso de fenômenos religiosos na perspectiva da antropologia, sociologia, etc.); Resenhas, publica resumos e resenhas de livros na área da teologia e da ciências da religião ou ainda que apresentem temáticas afins com ambas as áreas do conhecimento (ex: fenômeno religioso, mito, rito, liturgia, estudos sobre correntes religiosas, etc.); e Correspondência, ond constam reações (debate e réplicas) de artigos publicados nos Estudos Teológicos, mas também outras comunicações incluídas.

Edição atual

O volume 57 da revista, publicado em dezembro de 2017, tratou sobre o tema DOSSIÊ: REFORMA: PERSPECTIVAS PRÁTICAS E INTERDISCIPLINARES. Com editorial do Prof. Dr. Rudolf von Sinner, confira o sumário da edição:

DOSSIÊ

Fazendo conexões: Diná, Lutero e mulheres indianas

Monica Jyotsna Melanchthon

A variação de modelos mentais: o conhecimento de cenas do cotidiano como ponto de partida do trabalho de pregação

Jan Hermelink

"Alegres, jubilai!" Lutero e a música

Martin Timóteo Dietz

Reformas antes da Reforma: investigando antecedentes da Reforma luterana do século XVI

Carlos R. Caldas Filho

Teologia política da Reforma: Calvino, Calvinistas e revolucionários