Extravestibular: Conheça as modalidades de reingresso na Faculdade

Você já pensou em retomar os seus estudos após já ter concluído uma graduação? Esse é o desejo de muita gente. Na realidade, a própria sociedade tem se encarregado de motivar as pessoas a continuarem seus aprendizados, o que tem despertado muitos interessados ​​em voltar a fazer algum curso acadêmico.

Até alguns anos atrás, entrar na faculdade era apenas uma questão de jovens. No entanto, a constante evolução do mundo atual trouxe consigo uma mudança na mentalidade das pessoas com base nas necessidades da sociedade moderna. Com isso, a ideia de ampliar o perfil profissional por meio de uma segunda formação acadêmica tomou muito mais força.

Sem dúvidas, voltar aos estudos traz muitos benefícios para quem decide fazê-lo. Ao acessar um novo programa educacional, seus horizontes de trabalho e carreira se expandirão significativamente. Ou seja, representa novas oportunidades para alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais.

Além dos benefícios profissionais, ingressar em uma nova carreira é a oportunidade perfeita para ampliar seu círculo social, fazer novos amigos e ampliar seu networking, um ponto muito útil para o futuro.

Tomar a decisão de continuar os estudos após ter uma graduação concluída é o início de uma nova transformação na sua vida. E ela pode começar com a oportunidade que oferece o Extravestibular da Faculdades EST.

Extravestibular da Faculdades EST

Na Faculdades EST é possível realizar o Extravestibular. Trata-se de uma outra maneira de entrar na Faculdade, sem a necessidade de prestar vestibular. No entanto, o Extravestibular prevê o ingresso para casos específicos. Confira:

Portador ou portadora de diploma

Como falamos, o extravestibular permite o ingresso para casos específicos. E um deles diz respeito aos diplomados e diplomadas. Quem possui diploma de um curso superior reconhecido pelo MEC pode ingressar em um dos cursos da Faculdades EST.

Além disso, quando os egressos e egressas desejam validar componentes curriculares em comum com o curso de ingresso, também é necessário apresentar os conteúdos programáticos da IES de origem.

Transferência Externa

Outra maneira de ingressar pelo Extravestibular é para discentes transferidos ou transferidas de outras instituições de ensino superior, com cursos reconhecidos pelo MEC, mediante apresentação da Guia de Transferência e do Histórico Escolar da IES de origem.

Da mesma forma, para validação de componentes curriculares, também é necessário apresentar os conteúdos programáticos da IES de origem.

Transferência interna

Estudantes vinculados ou vinculadas a um curso da Faculdades EST podem solicitar a transferência para outro curso de seu interesse. No entanto, ao realizar matrícula no novo curso, o ou a discente perde o vínculo com a graduação de origem.

Discente especial

Os cursos preveem a possibilidade de admissão de discentes especiais, ou seja, pessoas que queiram matricular-se em disciplinas isoladas, sem visar à obtenção de grau acadêmico.

Nesses casos, a matrícula como “Discente Especial” para pessoas que tenham concluído o ensino médio, desde que haja vaga, mediante homologação da coordenação do curso. Porém, se o ou a estudante decidir seguir no curso, será necessário obter aprovação no vestibular.

Dissidentes ou com matrículas trancadas

O Extravestibular também dá oportunidade daqueles discentes que desistiram do curso, voltarem aos estudos. Da mesma forma, é um momento em que os estudantes, que anteriormente “trancaram” a graduação, podem voltar a estudar.

A solicitação para o extravestibular 2022/2 pode ser realizada entre os dias 12 e 26 de julho. As matrículas podem ser realizadas presencialmente, com a entrega da documentação na Secretaria Acadêmica da Faculdades EST, ou via Correio, mediante envio por Sedex, com data máxima para postagem em 26 de julho.

Para mais informações sobre o Extravestibular ou sobre os cursos da Faculdades EST, entre em contato pelo fone 51 2111.1400 ou WhatsApp 51 98185.0053.