Faculdades EST em Buenos Aires

Dando continuidade ao seminário realizado na Faculdades EST, em novembro de 2013, ocorreu no Instituto Universitário ISEDET, em Buenos Aires, um seminário de teólogos/as também sob os auspícios do “Programa de Incidencia sobre Deuda ilegítima y Justicia Ecológica” da Federação Luterana Mundial (FLM).

Pesquisadoras e pesquisadores do Instituto Universitario ISEDET, do Programa de Pós-gradução da Faculdades EST, do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA-Brasil), do Centro Emmanuel (Colonia Valdense, Uruguay) e convidados (Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Nacional San Luis, Universidad Buenos Aires) reuniram-se em torno do tema “Religión y desarrollo: la problemática de los monocultivos”. Também estiveram no evento lideranças leigas e religiosas especialmente convidadas.

O Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST esteve representado através da participação dos professores Vitor Westhelle e Valério G. Schaper. O recém-doutor Helio Teixeira, o doutorando Marcelo Sieben e a mestranda Scheila Dillenburg completaram a delegação da Faculdades EST. O Brasil também esteve representando pelo agrônomo Sighard Hermany, do CAPA Santa Cruz.

As apresentações e os debates focaram-se num tema preocupante: o papel econômico das monoculturas no Cone Sul. As análises de economia política dão conta de que o enorme avanço das monoculturas e o seu crescente papel na balança comercial dos países do Cone Sul responde a uma estratégia de inserção destes países na economia de mercado mundial.

Alguns autores têm chamado este novo avanço da monocultura na região de “neoextrativismo”, ou seja, trata-se de um amplo processo de “reprimarização” das economias do Cone Sul que têm grandes impactos ecológicos. A reflexão final girou em torno da pergunta por uma teologia que pudesse dar conta desse novo cenário de calamidade ecológica e desafiasse igrejas e sociedades para um posicionamento ético ante o nefasto efeito deste modelo de desenvolvimento econômico que está em curso. Recolheram-se em documento, a ser ainda divulgado, algumas das contribuições apresentadas na ocasião.

O evento, hospedado pelo Instituto Universitário ISEDET, teve apoio financeiro do Programa Incidência sobre Dívida Externa Ilegítima e Justiça Ecológica, (Federação Luterana Mundial), da Mission EineWelt (Bayrische Landeskirche) e do PROEX (Programa de Excelência Acadêmica) do PPG-EST, que conta com fundos da CAPES-Ministério da Educação e apoio do Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI).

***

Un sistema ilegítimo - La ideología neoliberal y sus estructuras económicas en perspectiva ético-teológica, organizado por René Krüger e Ángel Furlan.

O presente libro é resultado do encontró realizado entre os dias 15 e 17 de novembro de 2013, na Faculdades EST, entre docentes da EST e do ISEDET. O libro reúne as exposições apresentadas por Ángel Furlan, Daniel Beros, Valério G. Schaper, René Krüger, Carlos Dreher, Elsa Beatriz Agüero, Roberto E. Zwetsch, Marcia Blasi, Rodolfo Gaede Neto y Walter Altmann.

Para o Programa de Incidencia sobre Deuda Ilegítima y Justicia Ecológica de la Federación Luterana Mundial (FLM) é de extrema importância refletir sobre as bases bíblico-teológicas e éticas sobre as quais a Igreja sustenta sua tarefa de incidência sobre estes temas. A intenção não é ser apenas mais uma ONG, mas, sim, realizar trabalhos semelhantes a muitas delas, com um enfoque própio, desde a fé e a compreensão do Evangelho que sustenta as Igrejas envolvidas. Esta reflexão, acompanhada e impulsada también pelas casas de estudos teológicos envolvidas, como a Faculdades EST, de São Leopoldo (Brasil), e o Instituto Superior Evangélico de Estudios Teológicos (ISEDET), de Buenos Aires (Argentina), tem por meta fortalecer as Igrejas e proporcionar valiosas ferramentas para continuar em seu compromiso evangélico a favor das pessoas excluídas deste sistema que traz morte e destruição, um sistema anticristão, que se opõe ao propósito de Deuos de vida plena e abundante para todas as pessoas.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini