Faculdades EST na África do Sul

Entre os dias 05 e 08 de outubro aconteceu na Universidade de Kwazulu-Natal, na África do Sul, o Seminário Internacional de Docentes e Pós-Graduandos, que contou com a participação dos professores Vítor Westhelle e Roberto Zwetsch, assim como dos estudantes do PPG da Faculdades EST, Marcia Blasi, Elisa Fenner Schroeder e Fernando Albano.

O evento reuniu participantes de quatro instituições: Union Theological Seminary, de Nova York; Faculty of Theology of the University of Oslo, na Noruega; PPG da Faculdades EST e os anfitriões, a Escola de Religião e Filosofia da Universidade de Kwazulu-Natal, em Pietermaritzburg, cidade próxima a Durban, na África do Sul.

O tema do evento foi Tornar-se humano: identidade e pertença em direção a uma Teologia do Povo, que desafiou os participantes de diferentes países a refletirem sobre suas realidades sociais e eclesiais. Duas palavras-chave emergiram como expressão dos debates: multiplicidade de experiências e abordagens estimulantes a partir do tema; e transfiguração como conceito que permite a releitura da vida dos nossos povos, de suas caminhadas de fé e de luta, em busca de uma sociedade mais justa, humana e humanizadora para todas as pessoas. “É compromisso dessa teologia colocar-se à serviço do povo para encontrar os caminhos desta nova realidade pela qual lutamos e vivemos. Mas como foi dito com insistência, nunca enquanto esforço solitário e isolado em pesquisas e reflexões acadêmicas sem contato com realidades tão conflitivas, urgentes e desafiadoras”, ressaltou o prof. Roberto. “A teologia que buscamos praticar precisa inserir-se na vida das pessoas, na luta pelos direitos humanos, no acompanhamento atento e solidário das comunidades de fé e vida. É teologia do povo que se faz com o povo, a partir da escuta, do debate crítico e do acompanhamento de sua caminhada no espírito libertador do evangelho de Cristo”, explicou o prof. Roberto. É uma teologia que assume a luta pela dignidade humana em qualquer lugar onde hoje ela se encontra desvalorizada, ferida, negada, com todas as consequências que isto implica.

Na instituição anfitriã a doutoranda Elisa Fenner Schroeder estará realizando por dez meses um intercâmbio de estudos sob a orientação do Dr. Gerald West, em especial, os estudos em torno do acompanhamento a mulheres portadoras do vírus HIV e que sofrem com a estigmatização causada pela AIDS, um drama vivido por milhares de pessoas no mundo e de maneira dramática na África do Sul. Elisa está vinculada à School of Religion, Philosophy and Classics, na Universidade de Kwazulu-Natal, em Pietermaritzburg. Trata-se de uma instituição com excelentes referências em estudos sobre a Bíblia, teologia prática, gênero e HIV/Aids.  “Para mim, que transito por essas áreas de ensino e pesquisa, será uma ótima oportunidade de aprofundar os conhecimentos”, disse Elisa.

A relação entre religião/igreja/teologia, sexo/sexualidade, HIV/Aids está publicada em diversos livros e artigos apoiados pela universidade, que, segundo Elisa,  devem servir como complemento para a pesquisa realizada por ela no Brasil, onde ainda pouco se discute esse tema e a sua relação com a  teologia.

“Violência, abuso sexual (principalmente contra mulheres), machismo, HIV/Aids são temas que estão presentes nas discussões acadêmicas, pois fazem parte do contexto social e cultural da África do Sul.  É através dos assuntos que aparecem em sala de aula que poderei entender um pouco da cultura local”, ressalta Elisa.

A próxima edição do Seminário Internacional de Docentes e Pós-Graduandos envolvendo essas quatro universidades está agendado para novembro de 2015, em Nova York, no Union Theological Seminary.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini