Faculdades EST na reunião da LELUT

Na noite de sexta-feira, 7, o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Oneide Bobsin foi recebido numa reunião do grupo Legião Evangélica Luterana (LELUT), Núcleo Imigrante – Homens em Movimento, unidos no Trabalho e na Missão, no salão paroquial da Comunidade Evangélica de São Leopoldo. Na ocasião, o prof. Oneide apresentou informações sobre a Faculdades EST e a Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP).

A LELUT é uma organização religiosa de homens a serviço da IECLB. Segundo dados do Portal Luteranos, a Legião é regida por estatuto e regimento interno próprios, com atuação em nível Nacional, Sinodal e Paroquial (Núcleos nas Comunidades). No nível paroquial, a Lelut promove o bem-estar material e espiritual dos homens, com palestras sócio-culturais, literaturas teológicas cristãs e noites temáticas, apoiando e incentivando aos legionários a colocarem seus dons e talentos a serviço de sua comunidade.

O encontro iniciou com o canto de abertura e, apesar do mau tempo, teve a presença de 17 legionários. Após, aconteceu a meditação do pastor Darci Drehmer, que refletiu sobre um dos legados de Lutero, o catecismo menor e o catecismo maior, em seguida os presentes fizeram a eleição do novo presidente e sua equipe e, então, foi a vez do Prof. Dr. Oneide Bobsin apresentar um relato da última reunião da comissão executiva aos presentes.

O grupo estava interessado neste relato, pois existe a ideia de fazer crescer a mobilização de apoio a Faculdades EST dentro das comunidades. Muitas pessoas não sabem que nas décadas de 1940 e 1950, esses grupos se reuniam e contribuíram com a construção da EST. Contribuíram para a construção dos prédios do Instituto Pré-Teológico (1929/30) e da Faculdade de Teologia (1965/66) em especial. “Eu nunca deixei de participar porque passei por todo IPT e sou um participante ativo. A LELUT da época construiu o prédio H, onde estava o IPT, onde ensinavam teologia pura”, disse o legionário Gunther Sydow.

Após a apresentação, uma das questões levantadas pelos participantes fez menção ao modo de comunicar da Igreja que, segundo eles, precisa mudar. A unanimidade entre os participantes é de que a palavra precisa ser melhor empregada, buscando um diferencial para atingir as novas gerações nesse mundo contemporâneo. “Gostei muito porque Oneide trouxe números que a maioria das pessoas não estão a par. Muitas pessoas acham que no Morro do Espelho só temos a faculdade de Teologia, mas a realidade é bem diferente. Outros cursos estão agregados e, infelizmente, Teologia é aquele que tem menor crescimento. O que é bastante preocupante. A formação teológica é muito boa, mas está faltando chegar às pessoas. Comunicabilidade, acessibilidade, pessoas que tem o dom da palavra estão fazendo falta no Brasil”, disse Wilmar Schüller, presidente da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC).

Para o Prof. Oneide, a apresentação sobre a EST gerou um grande e qualificado debate, já que o tema se deslocou para o lugar certo. “Um dos integrantes, uma pessoa com longa dedicação à comunidade local, disse que nossos cultos não atraem os jovens e que sua filha se sente bem no grupo Batista onde a música é animada”, destacou Prof. Oneide. “O Oneide trouxe dados novos sobre a EST. Números interessantes e preocupantes. A EST precisa sobreviver! As pessoas gostam muito da EST, nós escutamos ex-alunos/as sempre falando muito bem, com boas recordações. Uma bandeira que o luterano precisa levantar é esse apoio à EST”, disse Lino Bartz, ex-presidente da LELUT. “A EST de um modo geral é muito importante para toda comunidade. Vejo a parceria da LELUT com a EST com bons olhos. Queremos trazer os/as estudantes para a nossa comunidade, para fazerem palestras, cantarem, se integrarem”, ressaltou Lino.

Outro questionamento da noite foi mais polêmico: “Existe mercado para pastores/as e como sustentá-los?” Prof. Oneide fez questão de ressaltar que existe, hoje, um amplo mercado de trabalho para pastores/as. E que é importante dentro das comunidades mostrarem que existe futuro para essa profissão. O desafio está em formar pastores/as para utilizarem a palavra de forma mais dinâmica, talvez. “Eles sabem o que dizer, mas precisam saber ‘como’ dizer. É importante que haja o dom de comunicar aliado a uma boa formação”, acrescentou o pastor Darci. “O fundamental é diversificar a produção de conhecimento, foi uma decisão estratégica. O trabalho só com a Teologia fica difícil. Não podemos mais olhar a EST somente como uma instituição para formação de pastores/as. A parceria com a LELUT, inclusive para o congresso que acontece em 2015, é sobre isso, para despertar a vocação. Nosso problema maior é na juventude, é ali que precisamos achar a vocação”, destacou Humberto Schneider, atual presidente da LELUT.

“A LELUT protagonizou uma noite democrática ao oportunizar uma discussão respeitosa sobre os dilemas da IECLB e os destinos políticos do Brasil. Uma Igreja que oportuniza grupos assim – e os têm muitos – está preparada para enfrentar as dificuldades sem abrir novas igrejinhas movidas pela sede de poder individual e de abuso da fé pelo ganho fácil de dinheiro”, disse o Prof. Oneide.