Faculdades EST recebe o Embaixador da Alemanha Dr. Georg Witschel

A Faculdades EST recebeu na sexta-feira, dia 11, a visita do Embaixador da Alemanha no Brasil Dr. Georg Witschel e do Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre Dr. Stefan Traumann. Eles foram recebidos peloSr. Hilmar Kannenberg (Presidente do Conselho de Administração), Profa. Dra. Laude Brandenburg (Pró-Reitora de Ensino e Extensão), Prof. Me. Verner Hoefelmann (Pró-Reitor de Gestão), Prof. Dr. Walter Altmann (Ex-Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil/IECLB e Moderador do Conselho Mundial de Igreja), Prof. Me. Martin Volkmann (Secretário Executivo da Obra Gustavo Adolfo no Brasil e Ex-professor da EST),  Prof. Dr. Martin Dietz (Professor da Cátedra de Pesquisa em Lutero), Sr. Dezir Garcia (Gestor Administrativo) e a estudante intercambista da Alemanha Katharina Domenica Beck.

Após assistirem o vídeo institucional da Faculdades EST e de ouvirem um pouco sobre a história, os desafios e os modos de se colocar em prática a educação teológica, o grupo realizou uma visita pelo campus da instituição.

Começaram pelo Prédio H, que foi projetado pelo arquiteto alemão, naturalizado brasileiro, Theodor Wiederspahn (1878-1952), e inaugurado em 1931 para abrigar o Instituto Pré-Teológico. O prédio, que é  tombado como patrimônio histórico, foi reformado recentemente e é utilizado, sobretudo, como salas de aula para cursos de música e enfermagem.

Também ouviram uma apresentação da Profa. Dra. Marcia Blasi junto à estátua de Katharina von Bora sobre o Monumento em homenagem às mulheres da Reforma, inaugurado em outubro de 2017, em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana.

Conheceram a Biblioteca, que foi inaugurada em 1986 e é a maior biblioteca teológica protestante da América Latina.

E depois seguiram até os Prédios S e U, inaugurados nas décadas de 1950 e 1960, e que abrigam salas de aula, auditório, capela, refeitório, moradias para estudantes; e são providos com placas para aquecimento solar da água.

Para encerrar, visitaram o busto de Martin Lutero, inaugurado em outubro de 2004, no contexto de um Concílio Geral da IECLB, em homenagem aos 180 anos de presença Evangélica Luterana no Brasil. E também o Memorial do primeiro prédio da Faculdades EST, que remete à casa construída em 1946 para abrigar os primeiros estudantes da IECLB a fazer curso teológico em nível superiorno Brasil.

O embaixador trouxe na pauta na visita o desafio de pensar as comemorações sobre os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil. Após, seguiram para a prefeitura de São Leopoldo.