Faculdades EST recepciona estudantes

A primeira semana de março marcou o retorno das atividades dos cursos de Bacharelado em Teologia, Bacharelado em Musicoterapia e Licenciatura em Música. Os cursos técnicos já haviam iniciado o ano letivo no final de fevereiro.

Como é de praxe, estudantes novos/as sempre são os/as mais preocupados/as com a nova rotina. “Estou empolgado e um pouco nervoso com a expectativa de uma vida nova, mas também ansioso pra vivenciar essa experiência”, disse Daniel Suzin, estudante do primeiro semestre do curso de Teologia.

Aula Inaugural

A aula inaugural, que marca a abertura do semestre letivo, acontece na próxima segunda-feira, 9, às 19h, no auditório do Prédio H, com palestra do Prof. Dr. André Musskopf sobre "Políticas de justiça de gênero". O assunto é pauta das discussões sobre as desigualdades sociais entre homens e mulheres, mas também entre homens e homens, ou entre mulheres e mulheres, sendo marca de uma longa tradição na Faculdades EST. “Em 2014, motivada pela aprovação de uma Política de Justiça de Gênero pela Federação Luterana Mundial e sob a coordenação do Programa de Gênero e Religião iniciaram as discussões sobre a criação de uma política de justiça de gênero na Faculdades EST”, disse André.

Segundo ele, a construção da Política de Justiça de Gênero revela a preocupação da instituição com a promoção dos direitos humanos em âmbito pessoal, comunitário, social e, em específico, o compromisso com a promoção da justiça de gênero. Conforme documento elaborado pela equipe responsável, “Esta política pretende ser um documento institucional, construído comunitariamente, que definirá e regulamentará a implementação da justiça de gênero como princípio teológico, pedagógico e ético a ser materializada nos documentos normativos institucionais, nas ações realizadas pelos diferentes setores de trabalho da instituição, incluindo ações administrativas, atividades de ensino, pesquisa e extensão comunitária na Faculdades EST e na relação com outras Instituições de Ensino, igrejas e religiões, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, administrações e gestões de políticas públicas”.

Durante o ano de 2014, foram realizados encontros de formação e debates com funcionários e funcionárias, docentes e discentes num processo de diálogo e formação, visando a construção comunitária da Política de Justiça de Gênero institucional. Dessa forma, a aula inaugural desse primeiro semestre letivo de 2015 deve colocar novamente o tema em pauta, buscando sensibilizar a comunidade acadêmica e aprofundar a compreensão sobre essa temática.

O conteúdo da aula inaugural também integra parte da programação que o Programa de Gênero e Religião está organizando para o Dia Internacional da Mulher.

Depois da aula inaugural haverá uma sessão de informações acadêmicas sobre o semestre que está começando.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini