Falecimento do pastor emérito Wilfrid Buchweitz

Com informações do Portal Luteranos.

É com imenso pesar que a Faculdades EST comunica o falecimento do pastor emérito Wilfrid Buchweitz no dia 26 de setembro, terça-feira. O pastor Wilfrid foi docente da Faculdades EST, então Escola Superior de Teologia, entre os anos de 1974 e 1983. Foi discente do curso de Bacharelado em Teologia da mesma instituição, tendo concluído em 1954.

Como docente da área de Teologia Prática, foi o primeiro coordenador do recém concebido Programa de Estágio de estudantes de Teologia em comunidades da IECLB. Este modelo de estágio ainda está em vigor no Bacharelado em Teologia da Faculdades EST, quase 50 anos depois.

O pastor e professor Wilfrid tornou-se uma referência para gerações de ministros e ministras da IECLB por conta da forma pastoral como tratava cada questão e pela sua visão empática e, ao mesmo tempo, questionadora da igreja. Isso fica bem evidente na palestra intitulada “O caminho de uma Igreja entre a imigração e a integração”, proferida no dia 7 de setembro de 1982 em Puerto Mont, Chile, para uma Conferência Pastoral destinada aos pastores da Igreja Evangélica Luterana no Chile e da Igreja Luterana no Chile:

“Num mundo novo, cheio de inseguranças, os membros de uma igreja esperam que ela não aumente ainda mais sua insegurança. Ao mesmo tempo, uma igreja de imigração não pode se fechar ao novo mundo. Tem que penetrar no novo mundo e tem que permitir que o novo mundo penetre nela. E para isso tem que começar cedo a procurar caminhos para ser igreja de acordo com os costumes, a cultura, a língua e toda a realidade social do novo mundo. A nova igreja tem que se expor, tem que se arriscar, tem que estar disposta a morrer para o novo mundo. Só assim há chance de crescer nova vida, uma nova vida numa nova igreja num novo mundo. [...] A igreja precisa elaborar o que a evangelização e a encarnação do amor de Jesus Cristo significam para seu mundo e qual a pedagogia e estratégia que deve ser usada para isso” (Estudos Teológicos, n. 1, v. 24, 1984, p. 33).

Nascido no dia 3 de maio de 1929, o Pastor Wilfrid era natural do município de Pelotas/RS. Foi casado com Ilse Schütz Buchweitz, falecida no último dia 15 de setembro. O pastor Wilfrid deixa em luto três filhas, Christine, Cláudia e Susanne,  e um filho, Theodoro.

O velório e a cerimônia de despedida acontecem nesta tarde, no Memorial Ecumênico Martim Lutero, em Porto Alegre/RS. A Faculdades EST se solidariza com familiares e pessoas amigas, com votos de que possam sentir conforto e acolhimento neste momento de perda.

Entre 1954 e 1956, ele foi pastor na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Cruz do Sul; entre 1956 e 1965, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires; entre 1965 e 1974, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Novo Hamburgo; e, entre 1986 e 1995, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Leopoldo. Serviu a Igreja Evangélica Luterana no Chile nos anos 1983 a 1986.

Consolamo-nos mutuamente com a palavra do salmista: “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilar” (Salmo, 26).