Formatura Teologia

A foto do convite já mostra a intenção da turma de formandos do curso de Bacharelado em Teologia deste segundo semestre de 2014. Celebrar de forma descontraída, despojada e alegre, mas manter as raízes que fundamentam suas histórias de vida e a relação com a Faculdades EST.

A turma é eclética, formada por seis jovens de diferentes localidades: Érica Môdes Mendes, de São Borja (RS); Glauber Vaz, de Estância Velha (RS); João Henrique Stumpf, de Capanema (PR); Pablo Fernando Dumes, de Cacoal (RO); Paulo Eduardo Siebra Andrade, de Itapipoca (CE); e Raquel Weidlich, de Marechal Cândido Rondon (PR).

O curso de Teologia tem uma peculiaridade, em muitos casos, acolhe alunos provenientes de cidades pequenas, que deixam a segurança de suas famílias para ter, na Faculdades EST, não só um aprendizado específico, mas um aprendizado para a vida. Para João Henrique Stumpf, que veio do sudoeste do Paraná, estudar na Faculdades EST foi uma experiência inusitada. “A gente chega aqui muito ingênuo. Aqui aprendemos a viver. A gente não estuda só Teologia, mas nos inserimos num outro modo de vida”, disse João.

A decisão de estudar Teologia, segundo a formanda Érica Mendes, transformou não só a sua vida, mas toda a perspectiva de mundo que ela tinha. “Aprendi a conviver, amar e a respeitar o diferente e a vivenciar, de forma mais intensa, um relacionamento maior tanto com a Palavra de Deus como com sua fidelidade”, destacou Érica, que será oradora da turma ao lado do colega Pablo Dumer.

Para a formanda Raquel Weidlich a motivação para estudar Teologia está em tocar o coração das pessoas através de palavras e ações. “Cora Coralina já dizia em seu poema Não sei: ‘Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que fazemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas’”, ressaltou Raquel, que será juramentista ao lado do colega Glauber Vaz.

Para os alunos, o curso de Teologia abre o olhar sobre o mundo. “E a Faculdades EST é uma vitrine, temos a oportunidade de fazer intercâmbios. Infelizmente, eu não pude realizar agora, porque passei no mestrado, mas quem sabe tento uma bolsa sanduíche nos próximos anos”, ressaltou João. O formando divide a vida dele entre ‘antes e depois’ da Faculdades EST. “Eu não consigo me ver sem a EST ter passado pela minha vida. Cheguei aqui com 18 anos e estou saindo com 24 muito mais maduro”, destacou.

O professor homenageado pela turma é o pastor Dr. Lothar Carlos Hoch, que recebeu com carinho a indicação. "Congratulo os formados muito cordialmente pela Colação de Grau. Cumprimento também os familiares que, sem dúvida, se orgulham por terem alcançado este nobre objetivo. Vocês me deram uma grande alegria ao me escolherem como Professor Homenageado, justamente quando estou encerrando minha atividade docente na Faculdades EST”, disse o Prof. Lothar.

A funcionária homenageada ficou feliz com a surpresa. “Desejo que cada formando possa curtir este momento e usufruir dos conhecimentos adquiridos na EST, tendo realização profissional, sendo referência para outras pessoas”, disse Quételem Braga, da Secretaria Acadêmica da Faculdades EST.

***

O Culto de Ação de Graças e o Ato de Formatura acontece no dia 6 de dezembro, às 18h, no auditório do Prédio H, na Faculdades EST. E contará com a presença do reitor da Faculdades EST Prof. Dr. Oneide Bobsin , do vice-reitor Prof. Dr. Remí Klein, além do coordenador do curso de Teologia Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto, do paraninfo da turma Prof. Dr. Verner Hoefelmann, o professor homenageado pastor Dr. Lothar Carlos Hoch, funcionária homenageada Quetelem Oliveira Braga e o pregador da celebração religiosa Prof. Ms. Osmar Luiz Witt. Glauber Vaz e Raquel Weidlich serão os juramentistas. Érica Môdes Mendes e Pablo Fernando Dumer são os oradores.

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini