Fortalecendo parceria, Faculdades EST recebe a visita da Act Igreja Sueca

Entre os dias 19 e 22 de abril, a Faculdades EST recebeu a visita da Pastora Adriana Gastellu Camp, conselheira em temas de Teologia e Desenvolvimento, e de Andrés Alba Urrego, oficial do Programa Colômbia, responsável técnico pelo acompanhamento do projeto “Desmantelando os fundamentalismos: a justiça de gênero como caminho a vida digna”, desenvolvido pelo Programa de Gênero e Religião.

Durante os dias de encontro, além de ampliar os laços para fortalecimento da parceria, Adriana e Andrés tiveram oportunidade de conhecer a equipe do projeto, avaliar desafios e estratégias para o seu desenvolvimento, além de reunir-se com pessoas e setores da própria organização e de organizações convidadas.

Uma das primeiras atividades realizadas foi a reunião com a Reitoria da Faculdades EST na qual representantes de ambas organizações compartilharam desafios, objetivos e estratégias institucionais, no intuito de ampliar possibilidades de fortalecimento mútuo no trabalho de educação teológica comprometida com a justiça de gênero na América Latina e Caribe.

“A visita de representantes da Act Igreja Sueca testemunha a parceria fraterna, sólida e estratégica entre nossas instituições. A Act Igreja Sueca trouxe para a Faculdades EST a concepção de instituição-recurso. Isso significa que não somente a Faculdades EST se fortalece como instituição de formação teológica com os recursos e o apoio recebidos, mas que a Act Igreja Sueca também é retroalimentada pelos serviços de formação e conta com o trabalho de produção e socialização de conhecimento que a Faculdades EST desenvolve na América Latina”, disse o Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, sobre a visita. A reitoria também expressou reconhecimento e gratidão à Igreja Sueca pela caminhada em conjunto, parceria e apoio.

Ainda durante o período da visita, além da reunião com a Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Pró-Reitoria de Gestão e Administração, Instituto Sustentabilidade (InS), houveram também reuniões com representantes do CEBI - Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (Me. Paulo Ueti), do Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT Brasil), da Comunidade de Prática (CoP) em Justiça de Género da América Latina e Caribe (Aliança ACT) e da Fundação Luterana de Diaconia (Pa. Cibele Kuss e Pa. Dra. Renate Gierus), da Federação Luterana Mundial (Executiva do Programa de Gênero – Pa. Dra. Marcia Blasi), e encontro online com representantes da Pontificia Universidad Javeriana - PUJ da Colombia, DiPaz - Diálogo Intereclesial por la paz de Colombia, e Coordenação Regional da CoP de Género.

Encontro e solidariedade

Na oportunidade, integrantes do PGR e da Act Igreja Sueca participaram de um encontro do Grupo de Mulheres do Círculo Operário Leopoldense, organização parceira da Faculdades EST. O momento de integração com o grupo de mulheres e a partilha de estudantes da Faculdades EST sobre a importância desses espaços durante sua formação teológica, evidenciou o potencial transformador que pontes entre a reflexão acadêmica, a prática comunitária e a inserção local podem significar.

Sobre estes momentos de troca e compartilhamento de experiências, as coordenadoras do Programa de Gênero e Religião, a teóloga Ma. Sabrina Senger e a Pa. Dra. Marli Brun, afirmam que “a visita de Adriana e Andrés, representantes de Act Igreja Sueca, foi muito especial e importante para o trabalho do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST. A atuação do PGR-EST tem sido apoiada por Act Igreja Sueca desde o ano de 2013, e a visita acontece no marco da aprovação de um novo projeto trienal, que tem por objetivo trabalhar o desmantelamento dos fundamentalismos religiosos como caminho para a vida digna a partir da justiça de gênero e das Teologias Feministas da Libertação e Estudos de Gênero. O encontro oportunizou conhecer a equipe, metodologias e atividades desenvolvidas pelo PGR-EST, assim como, realizar intercâmbios e construir pontes entre parceiras e parceiros.”

Também durante a visita tivemos oportunidade de conhecer e saborear os alimentos preparados por empreendimentos da Associação de Empreendimentos de Economia de São Leopoldo - AESOL, integrante da Rede do Comércio Justo e Solidário, apoiada pela Fundação Luterana de Diaconia.

A Reitoria e o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST agradecem Adriana e Andrés enquanto representantes da Act Igreja Sueca pela visita e todas as pessoas e organizações que participaram dos encontros, compartilhando e construindo sonhos e parcerias, por vida digna e justa para todas as pessoas.